Nenhum resultado encontrado.

Mercado Financeiro e Fintechs

Investimento - Riscos

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Riscos.

Quando ouvimos a palavra "risco", temos aversão a ele, não é?

Porém, em qualquer situação da vida, existe o risco. Por exemplo, alguém que sai para uma viagem de São Paulo para o litoral norte de carro precisa fazer alguns preparos para evitar possíveis contratempos.

Riscos. Pense comigo: o que poderia ser feito? Manutenção preventiva do veículo para um bom funcionamento na estrada. Melhor horário para viajar e assim evitar o trânsito. Protetor solar por causa dos raios UV e proteger a pele. Hotel ou pousada que ficaria perto ou longe da praia e tem comércios próximos, etc.

Podemos fazer uma extensa lista. Mas a ideia que eu quero passar é que os preparos feitos são para evitar os contratempos. Ou seja, os riscos.

Poderíamos falar da manutenção preventiva pois diminui a possibilidade de o carro parar na estrada, o que seria um resultado indesejado para a viagem.

Portanto, podemos definir o risco como probabilidade de gerar resultado diferente do esperado. Geralmente, o investidor inexperiente opta por um investimento que lhe traga maior rentabilidade, esquecendo-se de verificar se a liquidez atende sua necessidade em uma emergência, ou se o risco está adequado ao disposto em correr.

Por Isso, o profissional desse mercado deve orientar com clareza um investidor, principalmente sobre os riscos envolvidos, evitando grandes perdas.

Nunca esqueça disso: todo investimento possui certo grau de risco. Por isso, risco não se elimina, mas se administra para diminuí-lo, ok?

Ao decidir-se por investir seu capital, o investidor assume alguns riscos.

Relacionados