Nenhum resultado encontrado.

Política econômica: Política de Rendas

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$50

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Política de Rendas. Bem menos mencionada na literatura econômica, mas não menos importante, a chamada Política de Rendas trata da distribuição de renda e redução da desigualdade, sendo também um tipo de Política Econômica ao lado das Políticas Monetária, Cambial e Fiscal..

O exercício da política de rendas, normalmente é executado a partir do controle da remuneração dos fatores diretos de produção: salários; aluguéis; lucros; dividendos e preços de bens e serviços..

No setor agrícola existe a Política de Preços Mínimos, que visa garantir preços ao produtor agrícola com o objetivo de proteger das flutuações do mercado, ou seja, de uma possível queda acentuada dos preços e da renda agrícola..

Se no momento da colheita os preços de mercado para um determinado produto forem superiores ao preço mínimo, o agricultor vende o seu produto no mercado. Mas se o preço mínimo for superior ao preço do mercado, ficará a cargo do governo determinar se o produtor venderá a produção a ele pelo preço mínimo ou se o agricultor venderá o seu produto no mercado, ficando a cargo do governo cobrir a diferença de valor apurada entre o valor do produto vendido e o preço mínimo..

O primeiro caso convencionou-se chamar de Política de Compras, enquanto o segundo faz parte de uma Política de Subsídios.

Relacionados