Nenhum resultado encontrado.

O que é Blockchain

O que é Blockchain
09/03/2020
Paulo Azevedo

Imagine que seu bairro fosse um lugar independente, com moradores conhecidos e confiáveis. As pessoas que moram nesse bairro dariam preferência para consumir produtos que são produzidos nele. As empresas aceitariam vender produtos umas para as outras de forma facilitada, diferente dos produtos que vêm de outros bairros. Seu bairro poderia utilizar uma moeda inventada lá, e todos poderiam utilizar essa moeda para comprar seus produtos.

O nome do seu bairro é Blockchain e nome da moeda utilizada no seu bairro é Criptomoeda.

O Blockchain tem uma coisa em comum com a (criação da) Internet: a descentralização. A ideia central é que todos os participantes, certificados de forma segura para poder participar, fazem parte de uma rede confiável em que se podem fazer troca de informações e comercio, dentre outras atividades. A questão da descentralização torna a tecnologia Blockchain ainda mais interessante, por três motivos principais:

O primeiro é o conceito de registro distribuído, ou seja, as bases de registros e dados distribuídos são compartilhados dentro dessa rede de forma a dar transparência segurança aos participantes, pois as informações são compartilhadas. Isso faz com que um participante possa se comunicar diretamente com outro de forma segura, sem intermediários. É a certeza de que um vizinho do seu bairro (Blockchain) pode confiar no outro. Isso pode aumentar a velocidade das transações.

O segundo é que cada novo bloco participante de um Blockchain pode ser validado por qualquer nó, ou seja, cada grupo de novos participantes que queira entrar no seu bairro pode ser certificado por um dos seus vizinhos. O motivo de confiarmos no vizinho que certifica o novo participante é que ele usa um algoritmo com o qual todos concordam (também conhecido como algoritmo de consenso). Isso empodera os usuários e possibilita o crescimento mais rápido do sistema.

O terceiro, e mais polêmico, é que o Blockchain pode aceitar moeda própria (Bitcoin, por exemplo, que é uma criptomoeda), ou seja, não há Banco Central do Blockchain, o que pode, por um lado, trazer incertezas e, por outro, dar uma maior sensação de independência de questões políticas.

Dados esses fatores, existe outra polêmica que deriva deles: é possível criar criptomoeda agregando um novo bloco de transações ao Blockchain. Essa atividade de criação de moeda é chamada de mineração. (Sim, muitos termos novos.)

O Blockchain é um sistema complexo que foi criado para simplificar as transações. Ele traz novas possibilidades de comunicações, negociações e transações. O uso de Blockchains e Criptomoedas deve mudar a forma de pessoas e empresas se relacionarem. Também deve mudar os Sistemas Financeiros dos países, pois as Criptomoedas não têm Banco Central e os Blockchains não se submetem à mesma regulação que os bancos.

Em suma, o Blockchain veio para mudar. Só não se sabe anda quais serão as mudanças. E menos, quando ocorrerão.

Relacionados