Nenhum resultado encontrado.

O que fazem as administradoras de cartões

O que fazem as administradoras de cartões
20/04/2020
Ivanice Floret
Principal
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

As administradoras de cartões são as instituições, financeiras ou não, responsáveis pela emissão de cartões de crédito, de débito ou pré-pago. Como responsável pelos dados dos clientes e por manterem contínuo relacionamento com eles, as administradoras de cartões definem o limite de recursos financeiros para utilização e valores relativos à cobrança de taxas e anuidades. Além disso, elas têm outras atribuições, como enviar faturas, prestar atendimento ao cliente, analisar crédito, cobrar dívidas, estabelecer critérios de programas de benefícios e responder por qualquer prejuízo causado ao cliente, como nas situações de fraudes.

Os bancos tradicionais que conhecemos, tecnicamente chamados de bancos múltiplos, também atuam como administradores de cartões, uma vez que emitem cartões de crédito, de débito e também pré-pagos.

Além disso, estabelecimentos comerciais, como as lojas de departamento, também podem atuar como administradores de cartões, na situação em que as sejam responsáveis por emitir os cartões para uso, seja no próprio estabelecimento ou em entidades parceiras. Esses cartões são chamados de private label. É comum que um cartão desse tipo possibilite o financiamento de compras sem juros, em prazos mais curtos, e com juros.

Há ainda, as administradoras de cartões não financeiras, que emitem e administram cartões de crédito próprios ou de terceiros, mas que não concedem crédito direto a seus clientes. Essas entidades atuam como representantes dos portadores dos cartões perante as instituições financeiras, as quais são responsáveis pela concessão de crédito aos proprietários dos cartões.

É importante destacar que as administradoras de cartões não são responsáveis pela rede de aceitação do seu cartão. Essa responsabilidade é das credenciadoras, também chamadas de adquirentes, entidades que credenciam lojistas para utilizarem as conhecidas maquininhas de cartões, que possibilitam o pagamento por meio de cartões.

Esse mercado vive em constante transformação, o que foi potencializado com o desenvolvimento de novas tecnologias e as regulamentações do Banco Central do Brasil para novas entidades, como instituições de pagamento, SCD e SCP. Conta pra gente o que você queria ver no nosso blog. Mas só vale assuntos das áreas de contabilidade e finanças, tá?

Fonte: BACEN
Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013
Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964

 
Conteúdo restrito para usuários do site.
Crie sua conta gratuitamente.
Relacionados