Nenhum resultado encontrado.

Mercado Financeiro e Fintechs

Introdução à matemática financeira e aos juros

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

ORADOR 1 [00:00:04] Primeiros conceitos: a matemática financeira trata, em essência, do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. Em economia, a escassez se deve ao descasamento entre a disponibilidade de recursos e os desejos dos indivíduos. Em síntese, a escassez ocorre porque bens e serviços são produzidos com recursos limitados para satisfazer desejos, por vezes, ilimitados.

ORADOR 1 [00:00:29] Da escassez de recursos, decorre o conceito dos juros. Quem entrega seu capital a um terceiro, abre mão do consumo ou de algum outro tipo de benefício imediato, por isso, é natural que espere alguma recompensa em troca. E quem toma esse capital por empréstimo, se compromete a pagar essa recompensa, devolvendo não só a quantia emprestada, mas também um valor extra, denominado juros.

ORADOR 1 [00:00:56] Assim, os juros podem ser entendidos como o preço a ser pago pelo uso do dinheiro. Quando alguém aluga um apartamento na praia, por exemplo, paga um aluguel pelo benefício de usar o imóvel por um tempo. Esse pagamento é feito em função da quantidade de dias, meses ou até anos pelos quais mantenha esse benefício. Por analogia, o mesmo ocorre quando alguém pega dinheiro por empréstimo. A pessoa utiliza o dinheiro por dias, meses ou anos, e paga um aluguel pelo uso dos recursos de forma proporcional a esse tempo.

Relacionados