Nenhum resultado encontrado.

Mercado Financeiro e Fintechs

Segmentação do SFN - Mercado de crédito - Finalidades e tipos de créditos

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Finalidades e tipos de crédito. O crédito pode ser classificado como público ou privado, sendo que o crédito público tem origem nas necessidades de cobertura dos gastos governamentais, tanto de custeio como de investimento. Em geral, esse crédito obtido por meio da emissão de papéis ou títulos que caracterizam obrigações com prazos e juros definidos.

O crédito privado tem origem nas necessidades de recursos das empresas dos mais variados setores para a cobertura de capital de giro ou para investimentos, visando a continuidade e crescimento de seus negócios. O crédito privado também se estende às pessoas físicas para suprir necessidades imediatas de caixa ou para antecipar consumo ou investimentos.

O crédito ainda pode ser classificado como financeiro ou mercantil, sendo que crédito financeiro ocorre quando o doador de recursos é uma instituição financeira, banco, cooperativa, etc. O crédito comercial ou mercantil ocorre quando o doador de recursos é uma pessoa comercial, prestadora de serviços ou de atividade industrial.

O crédito financeiro pode ser realizado por meio de vários instrumentos. Para se ter ideia da gama de possíveis situações nas quais o crédito está presente, pode se citar os empréstimos pessoais e para empresas, as operações de middle market, para empresas de médio porte e corporate para empresas de grande porte, e ainda as operações à vista, como, por exemplo, pagamento em cheque.

As operações de crédito podem ser ainda classificadas de acordo com a finalidade do empréstimo. O crédito imobiliário, quando os recursos tomados têm como objetivo a aquisição de imóveis comerciais ou residenciais. Crédito agrícola, quando os recursos tomados têm como objetivo estimular os investimentos rurais pelos produtores e cooperativas.

Crédito ao consumidor, quando os recursos tomados são destinados à aquisição de bens duráveis pelo consumidor final. E crédito educativo, quando os recursos tomados têm como objetivo o financiamento da formação educacional do tomador ou alguém por ele indicado.

Relacionados