Nenhum resultado encontrado.

Apresentação e normas (Contabilidade de Derivativos e Hedge Accounting)

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$50

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

P1 [00:00:07] Senhoras, senhores, senhoritae e rapazes. Olá, sejam muito bem vindos ao nosso curso de Contabilidade de Derivativos e Hedge Accounting. Antes de mais nada, eu gostaria de me apresentar para vocês.

Eric Barreto [00:00:14] Meu nome é Eric Barreto, eu já atuo na área de contabilidade há mais de 20 anos, parei de contar aí há alguns meses, e vocês têm meu currículo no "slidezinho", não vou ficar me alongando sobre ele. Só vou falar um pouquinho de pequenos detalhes. Uma das minhas maiores especialidades aí nesse tempo de carreira é contabilidade de instrumentos financeiros, o próprio hedge accounting, o tema desse curso, alguns temas complexos e contabilidade bancária.

Eric Barreto [00:00:45] Aqui no site da M2M Saber, você encontra também um curso completo de contabilidade de instrumentos financeiros, ele é bem mais enxuto na parte de hedge accounting, mas ele trata mais de classificação, mensuração de instrumentos financeiros, ele trata da provisão para perdas de crédito; trata muito mais profundamente desses assuntos.

Eric Barreto [00:01:17] Neste meu currículo aqui também, você pode ver que tem lá a menção a algumas publicações de livros. Eu vou falar do livro importante relacionado a esse tema. Nós publicamos um livro sobre IFRS 9, "Contabilidade de Instrumentos Financeiros", eu em conjunto com os professores Fernando Galdi e Eduardo Flores, meus colegas na publicação desse livro.

Eric Barreto [00:01:52] Então, se você deseja conhecer mais sobre contabilidade de instrumentos financeiros, eu recomendo que você compre este livro, ou faça um dos cursos à distância da M2M Saber. Nós temos três modalidades, desde um curso um pouco mais básico de IFRS 9, até um curso um pouco mais robusto, que a a gente chamou ele de "Curso Avançado", ele é um curso um pouco mais completo sobre IFRS 9, ou se tiver oportunidade, contrate os nossos cursos presenciais pra sua empresa.

Eric Barreto [00:02:27] Para a gente terminar aqui essa fase de apresentações, se já foi meu aluno, se você em algum momento já fez algum curso meu, você deve lembrar que eu normalmente utilizo alguns personagens para me apresentar. Nesse slide de apresentação você tem aí quatro personagens. Então, veja bem, da esquerda para a direita, quem é o primeiro personagem que você vê aí?

Eric Barreto [00:02:54] Se você respondeu Eric Clapton, você acertou. Guitarrista Eric Clapton. O segundo personagem. Você é fã de séries? Aquelas séries enormes, com quinze temporas? Esse cara aí é o Mark Sloan, Dr. Mark Sloan da série "Grey's Anatomy". Não vou dar nenhum spoiler sobre ele, não vou contar o que acontece com ele na oitava temporada (acho que é oitava); não vou contar. Só vou contar o seguinte, que o nome dele, na vida real, é Eric, Eric Dane, se não me engano.

Eric Barreto [00:03:37] O nosso terceiro personagem, da esquerda para a direita é o namoradinho da Princesa Ariel, aquela sereia ruivinha, bonitinha. Ela mesma. E esse cara se chama Príncipe Eric. O nosso quarto personagem, só vai lembrar dele quem tem mais de quarenta anos; quem tem, pelo menos, quarenta anos, vai lembrar desse cara, porque ele era um cara "famosão" no início dos anos 80, talvez final de 70. Final de 70 eu já não lembro muito, mas começo de 80, eu lembro que ele estrelava uma série chamada "CHiPs". Era uma série de policiais que tinha esse aí: o Erik Estrada. Muito bem, esse é só um exercício pra gente se conhecer um pouquinho, quebrar o gelo e pra você aprender o nome de quem vai estar falando com você nas próximas horas. Legal?

P1 [00:04:41] Agora eu vou apresentar as normas que tratam de instrumentos financeiros. Vou falar isso rapidinho, porque você tem aí no seu material também uma série de normas. Duas colunas, uma coluna representando as normas internacionais do IASB e temos uma outra coluninha representando as normas do CPC, as normas aqui do Brasil. Nós temos uma norma — a primeira lá em cima — que trata de classificação e mensuração de instrumentos financeiros, que é o IAS 39, no Brasil, ela foi replicada em língua portuguesa no CPC 38.

P1 [00:05:25] Bom, esta norma ela trata também de contabilidade de derivativos e hedge accounting. Porém, lá embaixo da nossa tabelinha, você pode ver que tem outra norma sobre classificação e mensuração de instrumentos financeiros que é o IFRS 9, que aqui no Brasil é o CPC 48. Esta norma substitui o IAS 39, ou quase todo ele, porque tem um pedacinho lá do hedge accounting, que se chama de macro hedge, que o IASB demorou um tempo um pouco maior, então essa norma ainda, neste momento, não faz parte do "pacote" IFRS 9. Então, ainda tem um pedacinho do IAS 39 vigente.

P1 [00:06:17] As outras normas , temos lá: o IAS 32, que fala de apresentação mensuração de instrumentos financeiros. Tem agumas definições importantes nela sobre quando classificar uma captação como instrumento de dívida ou como instrumento patrimonial, isso é bastante importante. Temos nessa lista o IFRS 7, o IFRS 7 trata de divulgação.

P1 [00:06:42] E temos aí também, não é especificamente sobre instrumentos finaceiros, mas sobre valor justo, de forma geral. Esse foi o tema de um dos livros que eu escrevi, do livro "IFRS 13", que eu escrevi junto com minha colega Diana Almeida.

P1 [00:07:03] Então, IFRS 13 ele trata da mensuração a valor justo, de forma geral. Ele está nesse inventário de normas de instrumentos financeiros, que é justamente para a gente saber onde a gente deve pesquisar esses assuntos.

P1 [00:07:16] Legal? Então vamos começar o curso.

Relacionados