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Promoção da Educação Financeira por parte das instituições financeiras

Promoção da Educação Financeira por parte das instituições financeiras
02/10/2019
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper
Ivanice Floret
Principal

O BACEN publicou, em 12/9/2019, o comunicado 34.201, divulgando princípios para a promoção da Educação Financeira por parte das instituições financeiras e demais instituições autorizadas. Nesse comunicado, o BACEN espera que essas instituições assumam a responsabilidade pela promoção da educação financeira para que os clientes gerenciem seus recursos, tais como: formação de poupança, uso consciente do crédito, planejamento familiar.

É bastante corriqueiro que as pessoas comuns, que não trabalham no mercado financeiro, entendam pouco sobre esse mercado, e quando há alguma sobra de caixa, aplicam o dinheiro em produtos mais tradicionais como a poupança ou, quando arriscam um pouco mais, não conhecem bem os riscos do investimento. Para aplicar melhor, é preciso conhecer a máxima do “quanto maior o retorno, maior o risco”, e exercitar mais o autoconhecimento do seu perfil de investidor.

De outro lado, os cidadãos que queiram antecipar sonhos ou que tenham necessidades mais urgentes, precisam saber que existe um tipo de crédito para cada necessidade, prazo e perfil de pessoa, e que o crédito errado pode suprir uma necessidade imediata e criar um problema para o futuro.

Para que o cidadão consiga gerenciar melhor seus recursos financeiros, planejar o uso das suas disponibilidades, utilizar o crédito de forma consciente e poupar de forma mais ativa, é preciso – sobretudo – inseri-lo no contexto de educação financeira e de participação no diálogo sobre o sistema financeiro, o que se dá por meio do acesso à informação.

Há muito tempo, as instituições financeiras já praticam várias ações de treinamento a seus colaboradores, com intuito de promover o desenvolvimento e a capacitação de seus times, proporcionando cada vez melhores serviços e produtos aos seus clientes. O desafio agora será em colaborar com ações que resultem na capacitação dos seus clientes, desenvolvendo habilidade de realizar escolhas que mais façam sentido para seu bem-estar financeiro, o que, para as instituições mais antenadas, será uma grande oportunidade, uma vez que poderão estar mais próximas de seus clientes e coletando mais informações sobre seus hábitos, preferências e necessidades.

Um sistema financeiro que se propõe a promover a educação financeira, certamente contribuirá para a existência de um ambiente em que as pessoas não caiam em golpes e fraudes, mantenham seu nível de endividamento em patamares controlados, estejam mais preparadas para realizarem seus sonhos e tenham mais qualidade de vida.

Como Escola de Negócios e Consultoria, a M2M SABER é uma das entidades com maior expertise no negócio das grandes, médias e pequenas instituições financeiras, desde as novas fintechs até as mais tradicionais. Somos especialistas em negócio e em capacitação, e acreditamos que um dos caminhos mais promissores para transformar esta obrigação em oportunidade é transformar os funcionários das instituições financeiras em multiplicadores de conhecimento.

Fonte: Comunicado 34.201 de 12 de setembro de 2019

 
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