Nenhum resultado encontrado.

PIX – O Novo Sistema de Pagamento Instantâneo do Brasil - Por que usar o PIX? - Segurança no PIX

Conteúdo restrito para usuários do site.
Crie sua conta gratuitamente.
19/11/2020
Ivanice Floret
Principal

Então falando um pouquinho agora de segurança. Quando a gente fala das instituições que vão oferecer o Pix, essas instituições têm todo o cadastro no Banco Central. E as mensagens de confirmação e tudo vão estar assinadas digitalmente. Sem falar que toda a rede, toda a estrutura do Pix, incluindo o cadastro das transações, elas têm certificação digital.

Então tem toda uma questão de segurança, principalmente levando em consideração que o Pix foi desenvolvido pelo Banco Central. Ele que é o regulador do Pix. A gente tem toda essa questão de estrutura. E claro, as instituições financeiras vão fazer os respectivos monitoramentos, assim como elas fazem hoje para TED e para DOC. Isso é natural.

Você tem que tomar cuidado sempre ao fazer o seu cadastro. Você tem que tomar cuidado sempre em evitar acessar links suspeitos. Essa questão que a gente já tem cuidado hoje. Porque se alguém, por exemplo, for levar o seu celular, por exemplo, furto ou alguma coisa assim. Essa pessoa que, porventura, levar o seu celular, furtar, ela não vai ter acesso ao Pix.

Porque, primeiro, para ela acessar o Pix, a sua conta, ela vai ter que ter acesso ao seu celular, sem o seu celular. "Ivanice, mas ela tem acesso à senha do celular." Tudo bem, só que ela não vai ter acesso à sua conta. Ela não vai ter o número da sua conta. Porque o simples fato da pessoa acessar o seu celular não quer dizer que ela tem acesso à sua conta. Porque na sua conta você tem uma outra senha.

Sem falar que tem instituição que o aplicativo, na hora que você desbloqueia, precisa fazer a leitura da sua face, não é verdade? Então, o simples fato de alguém levar o seu celular não quer dizer que vá acessar sua conta. E ainda que acessasse a sua conta, para que ela faça um Pix, a gente está falando que o recurso vai sair da sua conta e vai para a conta de um terceiro. A pessoa que cometeu a fraude, por exemplo.

Ou seja, o Banco Central vai conseguir fazer toda a parte de rastreamento. Então, assim, essa questão de segurança, eu entendo que a gente pode ficar tranquilo, observando que entrar em sites utilizando links... Tem que tomar cuidado, assim como a gente faz hoje, independentemente se é para Pix ou para o que quer que seja. Toda vez que a gente vai receber um link, uma mensagem, a gente precisa sempre tomar cuidado.

E uma coisa também que é super importante e que é recomendável é que se você for lá fazer o Pix, colocar no Pix a chave da Ivanice, por exemplo, e você observar que tem alguma inconsistência, o que é recomendável? Que você não faça, que você não dê prosseguimento. Assim como é hoje quando você vai fazer um TED e um DOC.

Se você vai fazer um TED e você não está confortável com o número da agência, da conta e do CPF, o que você vai fazer? Você não vai fazer. Você vai confirmar aqueles dados com o recebedor. Então é a mesma coisa. Você deve constantemente evitar a questão de utilizar links suspeitos na hora de fazer cadastramento, entrar em sites. Enfim, verificar os dados, confirmar. Vai aparecer tudo bonitinho.

E se porventura você suspeitar que tem alguma inconsistência, alguma coisa, aí você não faz o Pix. Você contata pessoa, fala que você quer confirmar os dados, e posteriormente você faz a transação.

Relacionados