Semana do contador! 15% OFF com o cupom CONTADOR15 15% OFF - Cupom CONTADOR15
Nenhum resultado encontrado.

PIX – O Novo Sistema de Pagamento Instantâneo do Brasil - Por que usar o PIX? - DICT – Diretório de Identificadores de Contas Transacionais

Publicação
19/11/2020
Conteúdo restrito para usuários do site.
Crie sua conta gratuitamente.
Transcrição

Uma coisa que também é importante a gente estar falando, é que todas essas questões de chaves, como eu falei, elas vão ficar guardadas debaixo do guarda-chuva que a gente chama de DICT.

Está aí no nosso material, mas só para constar. É o Diretório Identificador de Contas Transacionais, as contas transacionais que eu tinha explicado anteriormente. Então, esse DICT, esse diretório, o que ele vai fazer?

Ele vai guardar todas as chaves que você, todo mundo, pessoa física e jurídica; todas essas chaves que a gente fizer o cadastramento das respectivas instituições. E ele vai fazer a gestão dessas chaves de modo que, se você for fazer a transação, uma transferência, um pagamento, você tem toda essa questão da segurança. Ele vai mitigar o risco de fraude.

Quando você for fazer a transação, você tem essa confirmação, porque o diretório vai estar guardando tudo. Então ele vai saber que o recurso saiu da conta do João, foi para a conta da Maria. Automaticamente ambos vão receber a confirmação, porque ele vai fazer também toda essa gestão. Então o DICT vai, justamente, proporcionar essa segurança. Sem falar que, por conta dessa gestão da chave, você não vai precisar fazer os respectivos registros dos dados que eu tinha falado anteriormente: CPF, agência, nº de conta, enfim.

Você simplesmente vai ter o e-mail da pessoa, a chave da pessoa, porque está tudo embasado aqui. Tanto é que quando você for fazer uma transferência para a conta do João, colocando a chave do João que é o e-mail ou o CPF, o DICT vai fazer toda a gestão. Então ele vai saber que a chave que você utilizou do João, que é o e-mail, por exemplo, ou o CPF, enfim, vai automaticamente estar vinculada na instituição XPTO.

E é exatamente por isso que a hora que você for fazer o cadastro da sua chave, você não pode colocar a mesma chave em diferentes instituições. O DICT vai saber isso, é ele quem informa. É ele quem informa que o celular que você colocou na instituição A, se for colocar na instituição B, ele vai dizer: "Não pode, você já cadastrou".

Então, o DICT tem justamente essa funcionalidade, sem falar da questão da segurança, como eu falei. Você vai receber toda a questão da confirmação. Isso vai, simplesmente, estar beneficiando. E como eu falei, você não vai precisar saber qual é o banco. Se meu banco é o banco A, se meu banco é o banco B. Isso não vai fazer a menor diferença.


Texto gerado automaticamente.

Acesso ilimitado ao site
M2M PRIME
Cursos + Conteúdo + Manuais + Normas + Alertas + Pontos CRC
M2M PRIME
Relacionado