Nenhum resultado encontrado.

PIX – O Novo Sistema de Pagamento Instantâneo do Brasil - O novo Sistema de Pagamentos Instantâneos e seu objetivo - Objetivos do PIX

Conteúdo restrito para usuários do site.
Crie sua conta gratuitamente.
19/11/2020
Ivanice Floret
Principal

Ivanice [00:0-2:0-40] Aí, você pode estar pensando assim: "Está bom, Ivanice, mas qual é o objetivo do PIX?" Como eu falei, o PIX, o novo sistema de pagamento instantâneo, é uma tendência ao redor do mundo. Já tem vários países que já adotaram um sistema de pagamento instantâneo.

Ivanice [00:00:22] A China é um exemplo clássico. Tem outros países. Claro que PIX é uma marca do Brasil, desenvolvido pelo Banco Central. Mas, pagamento instantâneo já vem acontecendo. E isso é uma tendência justamente porque vai proporcionar uma maior competitividade aqui no Brasil e isso inclusive faz parte da agenda do Banco Central.

Ivanice [00:00:45] A gente sabe que aqui no Brasil tem várias instituições. Quando eu falo instituições, eu não estou falando exclusivamente de banco. Eu estou falando de banco, estou falando de cooperativa, estou falando de Fintech, estou falando de várias modalidades.

Ivanice [00:00:58] Então, a gente sabe que tem um número relativamente grande, inclusive depois de 2013, por conta da lei de arranjo de pagamentos, vêm nascendo novas Fintechs. Fintechs de créditos principalmente. Isso é muito bom.

Ivanice [00:01:11] Mas a gente sabe que aqui no Brasil hoje, a gente fala de em torno de quatro a cinco instituições que concentram boa parte dos pagamentos das transações financeiras aqui no Brasil.

Ivanice [00:01:25] Então, o PIX vem justamente para proporcionar essa maior competitividade. Porque para você fazer um PIX, fazer transações, fazer pagamentos, simplesmente você vai precisar de uma conta transacional.

Ivanice [00:01:32] Então está aqui: conta transacional. Transacional. O que é isso aqui, Ivanice? Conta transacional nada mais é do que a conta corrente que você já tem. Em determinado banco, em determinada instituição financeira.

Ivanice [00:01:57] Então, conta transacional é a conta corrente. É a conta poupança. É a conta pré-paga. Por exemplo, você que tem conta em determinada Fintech, faz um depósito de R$1.000,00. E aí, você vai utilizar até aquele teto, de R$1.000,00. Então, é a conta pré-paga.

Ivanice [00:02:15] Então, você, simplesmente, precisa de uma dessas modalidades de conta e aí você começa a investir com essas transações. Ou seja, basta você abrir uma conta, se você não tem, basta você abrir uma conta em um banco, em uma cooperativa, em uma Fintech, por exemplo. Você já vai fazer parte do sistema de pagamento instantâneo.

Ivanice [00:02:34] O que é muito legal porque o PIX também vai proporcionar uma maior competitividade. E vai proporcionar também uma bancarização. Ou seja, tem muitas pessoas, mais de 40 milhões de pessoas no Brasil que não tem conta corrente, não tem conta poupança.

Ivanice [00:02:54] Ou seja, elas estão fora do sistema financeiro, do sistema bancário. E o PIX vai proporcionar para que essas pessoas entrem. Ou seja, elas deixem de ser desbancarizadas.

Ivanice [00:03:05] Então, basta abrir a conta, em uma Fintech, por exemplo. Ela já vai fazer parte do sistema. A gente está falando de inclusão. O que é muito importante. Inclusão. Isso é sensacional.

Ivanice [00:03:20] Além disso, o PIX também tende a proporcionar o que já está acontecendo ao redor do mundo. Como eu falei a China é um ótimo exemplo. Mas ele tende a proporcionar digitalização de pagamentos no sentido de que a tendência é que a circulação de moeda, da cédula de papel, deixe de acontecer.

Ivanice [00:03:40] Eu não sei se daqui a cinco anos, não sei se daqui a 10, 15 anos, mas em algum momento a moeda tende a desaparecer. Quando eu falo moeda, estou falando da cédula.

Ivanice [00:03:49] Ela tende a desaparecer. Ou seja, cada vez mais. Ao passo que você vai fazer transações, vai fazer PIX, você simplesmente vai pegar o seu celular, vai colocar aqui, a câmera vai ler o QR Code. O código de resposta rápida. E aí, você já fez o pagamento.

Ivanice [00:04:13] Então, o recurso já saiu da sua conta e o outro já recebeu. E quando a gente fala de PIX, uma coisa interessante é que no primeiro momento o que vai proporcionar essa agilidade é a questão de pagamentos relacionados a débitos. Débitos.

Ivanice [00:04:33] Funciona justamente como se fosse o seu cartão de débito. As transações de transferências, por exemplo. Por quê isso é importante, Ivanice,? Porque, no futuro, a gente ainda não sabe quando exatamente, mas muito provavelmente, por meio do PIX, as instituições também vão oferecer crédito. Justamente para substituir o cartão de crédito.

Ivanice [00:04:56] Com isso, o cartão, seja ele crédito ou débito, mas exclusivamente o cartão de débito, tende a deixar de ser utilizado. Você, inclusive que já tem conta em determinada Fintech, em uma Startup, muito provavelmente você não recebeu o seu cartão de débito. Porque tudo o que você quer fazer de transferência, faz aqui no meu celular.

Ivanice [00:05:24] Você não precisa de dinheiro, não precisa sacar. Você quer fazer uma compra à vista? Você vai usar o seu celular. Você quer fazer uma transferência? Você vai usar o seu celular. Você vai usar, por exemplo, o canal eletrônico, a internet. Você usa a internet. Vai vir um código de autorização, também pelo celular.

Ivanice [00:05:44] Então, o cartão praticamente deixou de ser utilizado. O PIX vai proporcionar justamente toda essa questão de agilidade, de rapidez. Porque aí tem uma coisa importante: o PIX vai funcionar todos os dias, sete dias por semana, 24 horas, 365 dias por ano.

Ivanice [00:06:09] Ou seja, você vai poder fazer o PIX a qualquer momento. Todos os dias. A qualquer hora. O que é muito legal. Pensa, por exemplo, que você está em um feriado e você precisa, de repente, fazer uma transferência para um parente, para uma pessoa, aconteceu alguma coisa. Mas é feriado. Não dá para fazer TED. Não dá para fazer DOC.

Ivanice [00:06:36] Mas, com o PIX, você vai poder fazer tranquilamente. Você vai perguntar: qual é a sua chave PIX? Qual é o seu endereço? Ah, é o CPF, o telefone. Com isso aqui, em 10, 15 segundinhos, a pessoa do outro lado já recebeu.

Ivanice [00:06:52] Então, isso é fantástico. Isso é maravilhoso. O PIX vem justamente para proporcionar mais agilidade. O PIX vem justamente para substituir as atuais ferramentas que a gente tem atualmente.

Ivanice [00:07:09] TED e DOC principalmente, quando a gente vai fazer transação para terceiros que não estejam ali debaixo da mesma instituição que a gente. Porque quando a gente faz uma transferência para terceiros que têm uma conta na mesma instituição, então fica muito mais rápido. Você simplesmente vai pedir o número da conta e a transferência acaba sendo imediatamente.

P1 [00:07:33] Mas quando a gente fala de TED e DOC, você precisa de um pouco mais de tempo. TED, na verdade, a transação é efetivada no mesmo dia. Ou seja, você faz a transferência agora, e a pessoa, a pessoa física ou jurídica vai receber em uma hora, duas horas. Então, ela recebe no mesmo dia.

Ivanice [00:07:54] Diferentemente de DOC, que precisa de mais tempo, geralmente um dia, por conta da questão da compensação. Além disso, estamos falando de mais facilidade, mais praticidade. Porque com o PIX, você vai pegar simplesmente o celular. Você não vai precisar digitar o número do banco, a agência, a conta, o CPF.

Ivanice [00:08:17] Simplesmente você vai pegar a chave, que eu vou falar um pouco dela mais para a frente, acionar o PIX. Em algum momento você pode também fazer um comando de voz, pensando que, por exemplo, o recebedor vai estar na sua agenda de telefones.

Ivanice [00:08:38] Então, você vai falar PIX. João Henrique, por exemplo. Automaticamente, já vai estar vinculado na sua agenda. Você vai colocar o valor e...PIX. Ou seja, transação efetivada.

Ivanice [00:08:51] Então, a gente está falando de muito mais tempo, muito mais agilidade. A gente fala que o PIX veio para substituir os meios atuais, TED e DOC. É claro que eles não vão desaparecer hoje, amanhã. As pessoas vão poder continuar utilizando. Só que a tendência, aos poucos, é que essas ferramentas, esses meios, deixem de ser utilizados porque em termos de rapidez, o PIX é muito mais prático e seguro.

Relacionados