Nenhum resultado encontrado.

Introdução a Derivativos - O que são derivativos e como são usados - Apresentação

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$50

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
20/10/2020
Berenice Righi Damke
Especialista em Gestão de Riscos Financeiros e Derivativos

Olá, pessoal. Eu sou a professora Berenice Righi Damke e estou aqui para apresentar a você vários temas interessantes sobre derivativos. Primeiro, deixe eu me apresentar, depois te conto sobre o que será esse nosso curso. Eu sou a professora Berenice Righi Damke e trabalhei durante 13 anos em instituições financeiras. Comecei a minha carreira no Banco Safra como trainee e, inicialmente, em finanças cooporativas. Depois fui para a tesouraria, trabalhar com derivativos, me apaixonei por esse tema. Trabalhei durante quase três anos lá e, em 2004, fui para o Rabobank, trabalhar também na tesouraria e 100% focada em empresas e produtores do agronegócio brasileiro.

Depois, eu trabalhei numa startup do agronegócio, a CCAB, e por fim, no banco* [inaudível], onde eu montei a área de derivativos. Agora, eu estou focada na Damke Consultoria e Treinamento, que é a minha empresa que faz treinamento e consultoria, com foco no desenvolvimento de práticas e políticas de hedge. A Damke é uma grande parceira daM2M Saber, Professor Eric Barreto e eu fazemos cursos, treinamentos e projetos de consultoria em conjunto. E estamos agora escrevendo um livro, que será lançado provavelmente em 2021.

Aguardem, teremos novidades. Neste curso, eu vou dividir com vocês um pouco dessa experiência que eu fui trazendo ao longo dos meus anos de mercado financeiro, e agora também na Damke, nessa parceria com a M2M, ou seja, estaremos ao longo deste treinamento falando sobre várias situações práticas e aplicadas de derivativos, com olhar bastante focado em hedge, em derivativos sendo usados para proteger as empresas de situações financeiras adversas.

Vamos saber um pouquinho sobre o que vem pela frente nesse curso? Nosso objetivo de aprendizagem central aqui é trabalhar e desenvolver em você a habilidade de usar de usar os derivativos, analisar os derivativos, entendê-los dentro do contexto e do uso que é feito pelas empresas brasileiras. "Ah, isso se aplica à realidade internacional?" Sim, também. Aqui, os exemplos serão mais focados na realidade brasileira, mas os mercados internacionais você também encontrará situações similares que nós vamos debater aqui. Os nosso conteúdos serão os seguintes: primeiro, a gente vai entender o que são esses derivativos e como eles são usados.

Depois, aprenderemos sobre os futuros, especialmente dólar, DI e algumas commodities negociadas em bolsas internacionais. A gente também vai aprender sobre os termos, os famosos NDF. Em inglês, essa sigla quer dizer: Non-Deliverable Forward, nosso exemplo aqui é focado no dólar. Aprenderemos sobre as famosas opções e algumas estratégias usadas pelas companhias listadas na B3.

Vamos aprender sobre os Swaps Cambiais, que são muito usados principalmente para hedges de dívidas, especialmente as de longo prazo, e vamos desmitificar a história do hedge natural. Vamos entender como, de fato, o hedge natural se aplica ou não. Como faz para calcular exposição cambial, que é o ponto de partida, para a gente usar corretamente os derivativos e, então proteger, as companhias.

E a gente ainda tem aqui alguns casos aplicados e situações que aconteceram com empresas listadas na B3 no ano de 2020. Essas situações vão ilustrar e te ajudar a entender ainda mais profundamente o uso desses derivativos na prática dos negócios. Vem conosco, aproveita o curso e aprende bastante.

Relacionados