Nenhum resultado encontrado.

IAS 38 / CPC 04 (R1) - Ativos Intangíveis - Ativos Intangíveis por Setor

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/01/2019
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

ORADOR 1 [00:00:00] Nesse vídeo, eu faço uma proposta de um exercício. Então, a proposta é a seguinte. Se você não está com alguma coisa para anotar, pega um caderno, um bloco. Ou a nota no seu computador mesmo, aí no espaço de anotações do curso. A proposta é a seguinte: eu vou perguntar exemplos de ativos intangíveis que vocês podem encontrar no mundo real. E esses exemplos, eu vou perguntar sobre negócios específicos. Não sobre empresas específicas, mas sobre setores específicos. Porque cada setor tem algum tipo de particularidade. E os ativos intangíveis de um banco não são os mesmos de uma indústria.

ORADOR 1 [00:00:58] Então, nesse sentido que eu vou fazer uma proposição. Cada setor que eu falar aqui, eu gostaria que vocês fizessem uma pausa no vídeo e anotassem quais os principais ativos intangíveis que vocês acham que devem encontrar dentro das empresas desses setores. Aí depois, você tira a pausa do vídeo, e eu vou dar aqui um ou dois exemplos para você ver se tem relação com os que você anotou no seu exercício. Vamos começar? Vamos lá. Primeiro setor, então: setor de bebidas. Qual intangível você deve encontrar em empresas do setor de bebidas? Faz uma pausa no vídeo e faz sua anotação.

ORADOR 1 [00:01:57] Fez isso? Bom, vamos lá. Empresas de bebidas. Se a gente pensar na realidade brasileira, que tem uma empresa de bebidas bastante grande, que faz muitas aquisições, essa empresa deve ter alguns ativos provenientes dessas aquisições. Então, deve ter marcas adquiridas, deve ter goodwill também. Mas um intangível que costuma ser significativo em empresas de bebidas, e não tão significativo em vários outros setores, são os contratos, as redes logísticas. Imagina só: a Ambev adquire uma cervejaria argentina, como a Quilmes, que tem uma marca importante. Que tem, além de marca, os ativos da empresa, os ativos físicos, as pessoas, tudo isso.

ORADOR 1 [00:02:57] E o mais importante: essa cerveja chega em todos os restaurantes da Argentina, chega em todos os bares da Argentina. Algo que seria muito mais difícil de conseguir de forma orgânica. Desenvolver essa rede logística, tanto para distribuição da Quilmes como de outros produtos da Ambev. Então, essa rede logística tem um valor bastante importante quando a companhia brasileira vai lá e adquire a argentina. Então, empresas de bebidas, normalmente, é bastante importante esse valor, esse intangível relacionado à logística. Vamos para um segundo exemplo.

ORADOR 1 [00:03:47] Vamos pensar em bancos, instituições financeiras. Quais ativos intangíveis você deve encontrar em um banco? Pause o vídeo e pense um pouquinho. Um ativo intangível que a gente pode encontrar em bancos pode ser folha de pagamento. Quando um banco paga para uma entidade para poder fazer a folha de pagamento dessa entidade, o banco paga por quê? Porque o banco quer ter acesso aos funcionários daquela entidade, quer que eles se tornem clientes do banco. A partir daí, essas pessoas vão tomar empréstimo no banco, vão fazer aplicações no banco, vão deixar o dinheiro por alguns dias parado no banco. Então, tudo isso traz receitas para o banco. Tudo isso traz benefícios econômicos futuros.

ORADOR 1 [00:04:49] Em banco, é bastante comum a gente ter um valor relevante para software. Porque banco é uma indústria que investe bastante em tecnologia. Cada vez mais, investe em tecnologia. Bancos que adquirem outros bancos, podem ter um intangível que é a carteira de clientes. A carteira de clientes adquirida pode ser registrada no intangível. Aquela que é desenvolvida internamente, não. Vamos pensar em outro tipo de indústria. Algum tipo de indústria que faça muitas fusões, aquisições. Empresas que atuem bastante com combinação de negócios. Esse tipo de empresa, via de regra vai ter marca contabilizada, as marcas adquiridas. Vai ter goodwill também. Além de outros ativos intangíveis. E uma empresa de tecnologia? Essa é fácil. Que tipo de ativo intangível será que você encontra em empresa de tecnologia? Software também.

ORADOR 1 [00:06:01] Software é um ativo que você vai encontrar muito provavelmente nas empresas de tecnologia. Por último, concessionárias de serviços públicos. Que tipo de ativo intangível nós devemos encontrar em concessionárias de serviços públicos? Você pode ter anotado diversos ativos intangíveis aí, mas eu vou falar de um único. Um único que é o contrato de concessão. O contrato de concessão, em muitas situações... Lógico que depende do contrato, depende de como está construído esse contrato. Mas, em muitas situações, o próprio contrato de concessão é um ativo intangível. Por exemplo, se uma concessionária de rodovias constrói um trecho de estrada em troca de administrar essa estrada por mais tempo e poder cobrar pedágio, poder obter receitas de pedágio nessa estrada por mais tempo.

ORADOR 1 [00:07:18] Esse gasto com a construção é registrado na concessionária como um ativo intangível. Por que ativo intangível? Porque a estrada em si, a coisa física, não é de propriedade da concessionária. Ela é do poder concedente. E, no final da concessão, essa estrada não vai ficar para a concessionária. Ela vai ficar lá disponível para o poder concedente. O que a concessionária comprou ao construir essa estrada foi o direito de opera-lá e, consequentemente, de cobrar por isso. Por isso, é um ativo intangível. Se essa mesma concessionária construísse um trecho de estrada, não em troca de um período de concessão, mas para receber um valor fixo, para ter um contas a receber ali com o poder concedente, ela não registraria um ativo intangível, ela registraria o contas a receber.

ORADOR 1 [00:08:21] Então, em alguns contratos, a gente não registra ativo intangível. Mas muitos contrato de concessão têm aí um ativo intangível associado. Lógico que eu não falei de todos os setores, não falei de todos os exemplos de ativos intangíveis. A gente tem que pensar aqui em quando uma empresa paga pela exclusividade da prestação de um serviço, quando uma empresa paga pela exclusividade de operação. Por exemplo, eu pago para poder operar uma linha aérea, eu pago para poder operar uma doca em um porto, eu pago para uma empresa para eu poder vender exclusivamente os produtos dela.

ORADOR 1 [00:09:25] Eu pago por um atleta para esse atleta estar disponível para o meu clube por três anos. Para eu poder vender camisa com o nome desse atleta, para eu poder explorar o direito de imagem desse atleta. Isso é ativo intangível. Eu compro uma indústria farmacêutica que tem diversos projetos desenvolvidos, ou em desenvolvimento. Então, eu estou comprando o ativo intangível dessa indústria farmacêutica. Ativo intangível, é claro que a gente não vai conseguir esgotar esses assuntos aqui, a gente não vai esgotar essas possibilidades. Espero que eu tenha passado por indústrias que sejam importantes para você.

ORADOR 1 [00:10:17] Mas se a sua indústria especificamente, aquela em que você atua, aquela em que você trabalha, não foi abarcada aqui nesse curso, eu vou pedir para você mandar uma mensagem para a M2M Saber, para contato@m2msaber.com.br. E a gente pode colocar um vídeo a mais aí nesse curso, falando de alguma indústria específica ou de algumas indústrias específicas. Para ter sempre um curso mais atualizado e o mais próximo possível do mercado. Por ora, eu agradeço a sua participação. Espero que você tenha também passado pelos exercícios do curso, para complementar essa experiência de aprendizagem. Até mais!

Relacionados