Nenhum resultado encontrado.

CPC 29 / IAS 21 - Ativo Biológico e Produto Agrícola - Divulgação

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$50

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
07/04/2020
Ivanice Teles
Principal

Estamos chegando ao final do nosso conteúdo, no qual a a gente trouxe as principais abordagens do CPC 29. Na sequência, a gente vai fazer alguns exercícios, um pouco de prática, um pouco de teoria, mas antes eu queria trazer um resumo dos principais itens que a norma apresenta em relação a divulgação. Claro que você vai observar na norma vários detalhes, aqui a gente colocou os principais, depois você dá uma olhada. Mas eu queria antes de a gente ver a lista que está no material, fazer um link com os recortes que a gente viu.

Perceba que a gente percebeu nos recortes das notas explicativas entidades falando da mensuração, da avaliação do ativo biológico, de produto agrícola, a gente viu entidades fazendo uma conciliação do valor que tinha no balanço patrimonial e depois todo um detalhamento, a gente verificou entidades trazendo explicação de quando utilizam o custo, ao invés de utilizar o valor justo. Só de olhar essas três informações que foram avaliadas durante o nosso treinamento por meio dos recortes das notas explicativas, a gente consegue ter uma ideia do que que a nota espera em termos de divulgação.

Acompanha comigo na lista. O que a norma pede para a gente divulgar? Ganho ou perda do período corrente em relação ao valor inicial do ativo biológico e do produto agrícola? Inclusive, a gente até viu uma nota quem informava em relação a ganho e perda. Ganho ou perda do período decorrente da mudança no valor justo, menos a despesa de venda dos ativos biológicos, grupo de ativos biológicos, distinguindo entre consumíveis e de produção ou entre maduros e imaturos, natureza das atividades envolvendo cada grupo de ativo biológico, mensuração ou estimativa não financeira de quantidade física de cada grupo de ativos biológicos no final do período e da produção agrícola durante período, conciliação das mudanças no valor contado de ativos biológicos entre o início e o fim do período corrente, análise da variação do valor justo menos as despesas de vendas, explicações para eventual utilização do custo do lugar do valor justo e informações sobre versão* governamental. Então, aqui a gente colocou os principais itens, como eu falei, tem outros que estão na norma, mas acho que estes aqui foram os que a gente mais discutiu durante o nosso treinamento. Agora, a gente vai praticar um pouco de exercício. Vamos lá?