Nenhum resultado encontrado.

Caso Prático 1 (IFRS 10 / CPC 36 (R3) - Demonstrações Consolidadas)

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/11/2019
Ivanice Floret
Principal

E aí? Você elaborou o balanço patrimonial ao final do nosso papel de trabalho? Lembrando que o balanço patrimonial consolidado é exatamente aquele saldo da coluna consolidado, ou seja, nós visualizamos no papel de trabalho os saldos da controladora, os saldos da controlada, as eliminações, e por fim, o saldo consolidado e é exatamente este saldo consolidado que vai aparecer no balanço patrimonial consolidado. Agora, a gente vai fazer um exercício bem simples, bem rápido também, que é um exercício que caiu em uma prova do CRC. É interessante porque se você for fazer algum concurso ou alguma prova, você consegue visualizar algumas questões. Nesse caso, a questão está pedindo o saldo do ativo circulante. Então, se você fizer a consolidação da controlada e da controladora, fizer o papel de trabalho, colocando todo o saldo do ativo, do passivo, patrimônio líquido e as eliminações, você vai chegar no saldo consolidado. Essa questão está pedindo o saldo consolidado do ativo circulante.

Vamos dar uma olhada na questão? Acompanha comigo: a gente tem o balanço patrimonial de alfa e de beta, que estão sendo apresentados nesse material do ano de 2017. O exercício está falando que Alfa é controladora de Beta e avalia investimento pelo MEP, que é o Método de Equivalência Patrimonial. É o método de onde você vai atualizando o investimento de acordo com a sua participação, a controladora, vai atualizando esse investimento de acordo com a participação. Durante o ano de 2017, Beta vendeu a prazo para Alfa por 300.000 com margem de lucro de 50%. Metade dessas mercadorias se encontra no estoque de Alfa. No balanço patrimonial não consolidado de Alfa, a conta investimentos não contém qualquer tipo de ágio.

Considerando as informações apresentadas e o CPC 36, demonstrações consolidadas, identifique o saldo do ativo circulante no balanço patrimonial de Alfa de 31/12/2017, aí ele coloca as opções: 970.000, 1.195.000, 1.270.000 e 1.570.000. Ele está pedindo o saldo consolidado, balanço consolidado de Alfa, perguntando qual seria o saldo do ativo circulante. Só que ele coloca uma informação relacionada com vendas e essa venda teve margem. Nessa questão, a gente não vai entrar neste detalhe de venda, de margem. A gente vai ver nas próximas. Aqui, a gente vai fazer esse exercício que é bem simples, que é perguntando qual é o saldo do ativo circulante. Vamos dar uma olhada aqui na lousa. Eu não vou colocar valores porque eu vou pedir para você, depois que eu terminar a explicação, dar uma pausa e continuar o exercício. A gente tem aqui o balanço patrimonial de Alfa e o balanço patrimonial de Beta.

O que a gente vai considerar para atender essa questão? A gente vai considerar a partezinha do ativo que é essa aqui do balanço patrimonial, o ativo circulante, que é o que a questão está pedindo. Lembrando que, no balanço patrimonial, na parte do ativo e passivo, você tem o circulante e o não circulante, que de forma gráfica eu estou demonstrando que o não circulante ficaria aqui embaixo. A questão está pedindo o circulante, aquilo que está aqui, na parte superior do balanço patrimonial, que se refere ao ativo de curto prazo, 12 meses, de uma forma geral. Se a gente for analisar o balanço patrimonial de ambas as entidades, o que a gente vai visualizar no nosso papel de trabalho?

A parte de bancos, estoques, contas a receber, investimentos, imobilizado, tudo isso é ativo, mas a parte seria o ativo circulante. Ele vai considerar bancos, estoques e contas a receber. Então, vamos fazer o nosso papel de trabalho para a gente visualizar como que vamos ter o saldo final, saldo consolidado, da operação Alfa com Beta. Realizando aqui o nosso papel de trabalho, nós temos os itens, como eu falei, nós temos a construção para Alfa, a construção para Beta. A gente vai fazer eliminações, para, na sequência, ter o consolidado, que eu vou colocar aqui "CONS", abreviando só para simplificar porque o que a gente vai fazer aqui está no material.

Aqui é para você acompanhar essa construção comigo. Você pode pensar assim: "ah, eu posso deixar eliminações, no geral?". Pode, não tem problema, tem gente que faz a coluna eliminação e vai controlando o saldo com mais ou menos, então quando está fazendo adição, fazendo lançamento de débito, coloca o sinal de mais, quando está fazendo exclusão, crédito, sinal de menos. Particularmente, gosto de colocar uma coluna aqui no meio, gosto de colocar débito e crédito, porque aí você visualiza. Mas não tem nenhum problema se você quiser colocar eliminações e controlar no mais e no menos, fique à vontade.

O que é importante aqui? A gente construir as informações do balanço patrimonial de Alfa e Beta. O que nós temos? Nós temos bancos. Tem saldo no balanço patrimonial de Alfa? Tem. Quanto tem de saldo? 620.000. E para Beta, 350.000. Tem alguma eliminação para fazer aqui? Não tem eliminação nenhuma, porque o exercício não está demonstrando nenhuma transação que demostre eliminação para linha de bancos. Então, o que eu vou fazer aqui? Eu vou somar, de modo que o balanço patrimonial apareça um saldo de 970.000, estou somando 620.000 e 350.000. Próximo item: estoques.

Quanto que Alfa tem de estoques? Alfa tem 150.000. Quanto que Beta tem de estoque? Também 150.000. O exercício está dizendo que Beta vendeu a prazo para Alfa por 300.000, com margem de lucro de 50%, e metade dessas mercadorias se encontra no estoque de Alfa. Ou seja, além de a gente ter, que a gente vai colocar aqui na sequência, um valor a receber de um lado e o valor a pagar do outro lado, esse estoque aqui não foi vendido a terceiros. Não saiu. Ainda consta esse estoque em Alfa. Se consta o estoque em Alfa, nós temos o que eu expliquei no início do nosso curso, o lucro não realizado. Precisamos excluir esse efeito aqui do estoque. Quanto nós vamos excluir? Vamos excluir exatamente o que o exercício está demonstrando em termos de margem. Quanto? 50%.

Ou seja, desta linha aqui, como o valor ainda está no consolidado como um todo, eu preciso eliminar 50%. Quanto que é 50% de 150.000? É 75.000, isso mesmo! Então, se aqui eu tenho um saldo devedor, eu vou fazer um crédito de 75.000. Quanto que vamos ter de saldo? Nós vamos ter 150.000 mais 75.000, vamos ter 225.000. O que eu estou considerando aqui? Eu estou considerando 300.000 menos 75.000 ou 150.000 mais 150.000 menos 75.000. Este é o saldo consolidado: 225.000. O que que eu tive que fazer aqui? Eu tive que excluir esse efeito da margem, que o exercício está falando que é de 50%.

O que mais nós temos aqui? Nós temos contas a receber. Uma coisa que eu acabei não comentando é que essa eliminação vai ser contra o patrimônio líquido. Então, quando a gente chegar na linha de patrimônio líquido, o valor que vai ser considerado, nós vamos ver já já, vai incluir a contrapartida desse 75.000.

Temos contas a receber. Quem tem contas a receber? Beta tem a receber de alfa, então alfa não tem nada, Beta tem a receber de Alfa 300.000. Como o Beta tem a receber de Alfa, e aqui embaixo eu já vou colocar "contas a pagar", que é Alfa que tem que pagar a Beta 300.000. O que eu vou fazer? Eu vou fazer a eliminação, então este saldo é devedor, eu vou fazer um crédito de 300.000. Logo, fiz a eliminação aqui, porque 300.000 menos 300.000, zerei. Já vou aproveitar e vou antecipar o contas a pagar, que Alfa tem a pagar a Beta.

Esse saldo é o saldo credor, porque a gente está falando do lado do passivo. Se é o saldo credor, o que eu vou fazer? Eu vou fazer um débito, logo, o valor também zera. 300.00, que seria credor, mais 300.00 devedor, zerei. Então aqui eu já antecipei a linha de valores a pagar, contas a pagar. Nós temos um investimento que é justamente Alfa investindo em Beta. Qual é o valor o valor? O valor de 565.000. Esse valor de investimento tenho que zerar no consolidado, como eu vou fazer no patrimônio líquido, daqui a pouco.

Saldo devedor, eu venho aqui faço um crédito 565.000, zerei o investimento. Eu vou só colocar aqui essa linha reta, para que você não fique confuso achando que só isso aqui é o número 1, que é o 565.000, acho que fica mais fácil. Apesar de que está aí no nosso material, como eu falei: acompanhe sempre o material para a gente fazer juntos aqui e depois você tentar fazer sozinho, para você acompanhar e verificar o seu nível de aprendizado

Temos mais alguma coisa? Temos imobilizado 475.000. E Beta, tem algum imobilizado? Tem. Quanto? 200.000. Não tenho nenhuma eliminação para fazer, vou somar 675.000 aqui do nosso imobilizado. Temos mais alguma coisa? Não, não temos mais nada. Se a gente for somar aqui, colocar de uma outra caneta, quanto a gente vai ter? A gente vai ter 1.810.000 para Alfa, ativo, e 1.000.000 para Beta. Total de eliminação, quanto que deu aqui? 940.000, vou colocar assim também, que você confere o número. 940.000; e o total consolidado de ativo, 1.870.000, que é exatamente todo esse somatório aqui. Para o lado do passivo, nós já tínhamos colocado aqui contas a pagar, já fizemos a eliminação, e aí tem uma linha de empréstimos, 320.000 para Alfa. Beta não tem empréstimos, então ela não tem eliminação . Total consolidado de empréstimos: 320.000. Qual é a próxima linha? Contas a pagar, que nós já havíamos feito, já está eliminado aqui.

Próxima linha: fornecedores. Alfa não tem, Beta tem 200.000; não tendo eliminação, 200.000. Aí você pode pensar assim: "Ah, mas se você quisesse já parar de fazer esse papel de trabalho, você poderia parar já". Poderia, é verdade. Por quê? Porque a nossa questão está perguntando o saldo do ativo circulante, então, se a gente quisesse verificar aqui, a gente sabe que ativo circulante é exatamente esse grupo aqui, ativo circulante.

Quanto dá? Vou pegar aqui a calculadora, vamos somar juntos: 970.000 mais 225.000, dá 1.195.000. Ou seja, se nós quiséssemos atender à pergunta da questão, nós já poderíamos parar por aqui, porque esse total dá 1.195.000. Se a gente for verificar no nosso material, estamos falando da letra B, saldo 1.970.000. Nós atendemos a questão, resolvemos, só que a gente vai dar sequência, para a gente ter o entendimento completo. E o que é o mais interessante, além da gente ter resolvido uma questão de concurso, como eu falei?

Nós entendemos aqui o efeito de um lucro não realizado simplificado, que a gente vai ver lá na frente que tem um tratamento envolvendo tributos, que é um conceito associado ao LNR, aqui a gente está dando um passo de cada vez, por isso é que a gente está fazendo simplificado, eliminando apenas a margem. Então, aos poucos, nós estamos avançando o nosso curso. Vamos só finalizar porque aí a gente tem o papel de trabalho completo. Combinado? Fizemos aqui fornecedores, contas a pagar, empréstimos, temos agora capital de alfa: 625.000. Capital de Beta: 650.000.

O que eu tenho que fazer aqui? Eu tenho que fazer a eliminação. Isso mesmo, tenho que fazer a eliminação desse investimento, 565,000, é o investimento que Alfa tem em Beta, ou seja, parte desse capital aqui contempla os 565.000 de alfa. E, eu tenho que fazer a contrapartida do lucro não realizado, ou seja, esse 75.000, que a gente excluiu do lado do ativo, eu tenho que ter a contrapartida aqui embaixo. Quanto dá isso aqui? Vou somar 75.000, referente à margem de 50%, mais 565.000. Deu 640.000. Esse é o valor que eu vou eliminar aqui, ou seja, a gente está falando de patrimônio líquido capital. Eu vou fazer um débito.

Esse total vai ser quanto? Eu vou considerar 625.000 mais 650.000 menos 640.000. Vou chegar em 635.000. Esse é o valor de capital consolidado: 635.000. Consolidado é esse. O que mais nós temos? Nós temos as reservas. Quanto temos de reservas para Alfa? 565.000. E 150.000 para Beta. Não temos eliminação, quanto que dá aqui? 715.000.

Muito bem. Agora, se a gente for somar 320.000 mais 200.000 mais 635.000 mais 715.000, chegamos em 1.870.000. Soma comigo depois, assim que você puder. Esse é o nosso total 1.870.000, do lado do patrimônio líquido, passivo e patrimônio líquido. Então, aqui vai dar 1.810.000 também, aqui um 1 milhão. Depois, você soma e confere, ok? Aqui, das eliminações, 940.000, mesmo total aqui e aqui; lembrando que esse 640.000 é o somatório de investimento e da margem relativo com a venda de estoques.

E por fim, chegamos no total consolidado, ou seja, a gente está demonstrando o papel de trabalho completo, para a gente visualizar todo o balanço consolidado, mas a questão pediu apenas o saldo da linha do ativo circulante. Confere depois os saldos, combinado?

Relacionados