Nenhum resultado encontrado.

Banco Central do Brasil

Conteúdo restrito para usuários do site.
Crie sua conta gratuitamente.
01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

ORADORA 1 [00:00:07] Conheça agora quais são as autarquias e órgãos fiscalizadores e controladores integrantes do SFN, começando pelo Banco Central do Brasil, BACEN.

ORADORA 1 [00:00:26] Ele foi criado em 31/12/1964 pela Lei 4.595, e tem como missão assegurar estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro nacional. O BACEN tem como orientações estratégicas a formulação e gestão das políticas monetária e cambial, compatíveis com as diretrizes do Governo Federal. A regulação e supervisão do sistema financeiro nacional, e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante.

ORADORA 1 [00:01:07] São funções típicas do BACEN.

ORADORA 1 [00:01:30] Entre as principais atribuições do Banco Central do Brasil, podemos destacar as seguintes: executar as diretrizes e normas do CMN, fiscalizar as instituições financeiras, aplicando, quando necessário, as penalidades previstas em Lei; conceder autorização às instituições financeiras no que se refere ao funcionamento, instalação, transferência de sua sedes, e aos pedidos de fusão e incorporação.

ORADORA 1 [00:02:16] Realizar e controlar as operações de redesconto e de empréstimos dentro do âmbito das instituições financeiras bancárias; supervisionar os serviços de compensação de cheques entre instituições financeiras; executar a emissão de dinheiro e controlar a liquidez do mercado.

ORADORA 1 [00:02:38] Efetuar o controle do crédito de capitais estrangeiros e receber os depósitos compulsórios dos bancos; efetuar operações de compra e venda de títulos públicos e federais; receber depósitos compulsórios de instituições financeiras e executar operações de política monetária.

ORADORA 1 [00:03:01] Execução das políticas necessárias para cumprimento das metas de inflação.

Relacionados