Abrir Menu

IFRS 9 - Classificação e mensuração de passivos financeiros

A classificação e a mensuração de passivos financeiros não sofreram mudanças significativas. Ainda temos passivos financeiros ao valor justo por meio do resultado e passivos financeiros ao custo amortizado, os quais antes eram chamados de “outros passivos”.

Na IFRS 9, a regra geral é “todos os passivos financeiros são mensurados ao custo amortizado”, mas existem exceções, como os derivativos, os contratos de garantia financeira, os compromissos de fornecer empréstimos abaixo da taxa de mercado e a opção pelo valor justo.

Talvez o ponto que chame mais atenção seja o tratamento das mudanças no risco de crédito da própria entidade quando os passivos são mensurados ao valor justo. Na IAS 39 (CPC 38), essas mudanças no risco de crédito tinham contrapartida no resultado, e na IFRS 9, essas mudanças são ajustadas contra outros resultados abrangentes, no PL.

Mensuração inicial e mensuração subsequente Classificação e mensuração de ativos financeiros Classificação e mensuração de passivos financeiros Reclassificação de ativos e passivos financeiros
Baixa de ativos financeiros Perda do valor recuperável de ativos financeiros Hedge accounting Resumo IFRS 9

Cursos Relacionados