Abrir Menu

IFRS 9 - Baixa de Ativos Financeiros

As regras para baixas de ativos financeiros, chamadas de “desreconhecimento” no CPC 38, permanecem fazendo alusão à retenção ou à transferência dos riscos e benefícios e do controle do ativo transferido, no entanto, a IFRS 9 é mais esclarecedora quando define “transferência” e “envolvimento contínuo”. A transferência do ativo financeiro ocorre quando:

  1. A entidade transfere os direitos contratuais de receber fluxos de caixa do ativo, ou
  2. Quando retém os direitos contratuais de receber fluxos de caixa do ativo, mas assume uma obrigação de pagar os fluxos de caixa a um ou mais recebedores.

Quando uma entidade continua a reconhecer um ativo na medida do seu envolvimento contínuo, ela também reconhece um passivo correspondente. Independente de outros requisitos de mensuração, o ativo transferido e o passivo são mensurados em uma base que reflita os direitos e as obrigações que ficaram retidos.

Mensuração inicial e mensuração subsequente Classificação e mensuração de ativos financeiros Classificação e mensuração de passivos financeiros Reclassificação de ativos e passivos financeiros
Baixa de ativos financeiros Perda do valor recuperável de ativos financeiros Hedge accounting Resumo IFRS 9

Cursos Relacionados