Nenhum resultado encontrado.

Mercado Financeiro e Fintechs

Marcação a Mercado

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Marcação a mercado, MaM. No âmbito dos fundos de investimento, a MaM, muitas vezes referida pela sigla MTM, do inglês "mark to market", consiste em registrar todos os ativos dos fundos para efeito de valorização e cálculo de cotas pelos respectivos preços negociados no mercado, em caso de ativos líquidos. Ou, quando este preço não é observável, por uma estimativa adequada de preço que o ativo teria em uma eventual negociação. Um ativo prefixado com valor de vencimento igual a R$ 1 mil, ao ser marcado a mercado, tem seu valor de vencimento descontado pela taxa de mercado da data de mensuração. Assim, se quiséssemos saber o valor de mercado desse ativo em 26/06/2012, 905 dias antes do seu vencimento, deveríamos descontá-lo a taxa de mercado vigente em 26/06/2012. A MaM tem como principal objetivo evitar a transferência de riqueza entre os cotistas dos fundos de investimento, além de dar maior transparência aos riscos embutidos nas posições, uma vez que as oscilações de mercado dos preços dos ativos ou dos fatores determinantes destes estarão refletidas nas cotas, melhorando, assim, a comparabilidade entre suas performances.

Nossos colegas o site "como investir" definem marcação a mercado da seguinte forma: como o próprio nome diz, marcação a mercado significa atualizar para o valor do dia o preço. Ou seja, mesmo que sua debênture ou qualquer outro ativo de renda fixa tenha uma taxa determinada prefixada ou pós-fixada, é necessário que, diariamente, seu valor seja atualizado. O risco de crédito, essencialmente, está vinculado aos preços definidos pelo mercado. E se faz necessário, a cada momento, definir o valor do título em função das novas taxas vigentes, em relação ao rendimento definido na sua origem. A marcação a mercado é mais apropriada para os negócios em fundos de investimento e carteiras administradas, que negociam frequentemente títulos de acordo com a sua necessidade de caixa, ou de seleção de novas modalidades de aplicação financeira para suas carteiras.

Para definir o valor de negociação em uma data qualquer, o mercado define a taxa do momento composta da taxa básica, sem risco, e do spread adicional definido pelas variáveis de risco que envolvem o título negociado. Com base na taxa básica de negociação, remuneração sem risco, no spread definido pelo vendedor, rendimento acima da taxa básica, e no prazo de vencimento do título, a fórmula a seguir define o valor a pagar pelo título negociado no mercado. Algumas recomendações: nunca divulgar informações de um título, fundo ou outras análises com dados inferiores a 12 meses; não divulgar a rentabilidade de fundos registrados em período inferior a seis meses; e não comparar fundos que tenham classificação ANBIMA diferentes, sem qualificar ou apresentar justificativas consistentes para essa comparação.