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Mercado Financeiro e Fintechs

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01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Conheça o seu cliente. É necessário construir um perfil do cliente de acordo com seus objetivos e sua experiência com investimentos. Por isso, a coleta de informações cumpre papel importante nesse processo, para análise da situação financeira do cliente. As instituições financeiras devem criar metodologias que resultem em perfis para os investidores claros e objetivos, e que sejam de conhecimento de seu cliente. Qualquer divergência, a instituição deve explicitar em suas metodologias o tratamento interno para tal divergência. API, Análise do Perfil do Investidor. A API é feita a partir de um questionário no qual o cliente responde algumas perguntas para que o profissional e a instituição financeira conheçam seu perfil de investidor e façam a correta adequação dos produtos e serviços financeiros que podem oferecer àquele cliente.

Nossos colegas no site "como investir" explicam de forma breve o que é a API. O mercado financeiro possui uma infinidade de artigos e produtos diferentes, cada um com características bem particulares. O investidor vê-se diante de muitas opções e uma pergunta: qual é a opção mais indicada para ele? Os bancos e corretoras criaram uma forma de ajudar o investidor a descobrir os melhores produtos para aplicar seus recursos. O procedimento foi batizado de Análise do Perfil de Investidor, API. Em geral, trata-se de um questionário onde os clientes respondem sobre a sua condição financeira, idade, quantidade de recursos que disponibilizam para investir, para que pretendem utilizar o capital que estão investindo, em quanto tempo, etc.

As respostas agrupadas mostram o seu perfil de investidor. Em alguns casos, já sugerem em quais produtos você pode alocar que fatias do seu capital. Isso dá mais segurança para o cliente, no momento de ele investir seus recursos. No exterior, a API é conhecida como suitability e é bastante aplicada em países onde o mercado de investimentos é maduro. "Não concordo com o meu perfil". Alguns clientes, ainda que orientados sobre os investimentos mais adequados ao seu perfil, aqueles com menos chances de trazerem frustrações, optam por investir em outros produtos. É o caso de clientes considerados conservadores e que querem aplicar boa parte de seus recursos em ações, por exemplo. Nesses casos, a instituição sugere que ele siga seu perfil de investimento, mas podem atender o pedido do cliente, desde que este assine um termo atestando que está ciente dos riscos que está assumindo.

Importante ressaltar que, assim como vantagens, todos os investimentos têm riscos. E é importante conhecer a fundo todos os que envolvem o produto que você escolheu. Conheça os perfis dos investidores que podem ser conhecidos em uma API. "Conservador": é o cliente que busca grande segurança em seus investimentos, acima de tudo. Perfil muito voltado para investir em títulos de renda fixa. "Moderado": é o cliente que espera resultados acima da inflação. Portanto, se submete a certo grau de risco. Perfil para renda fixa, multimercados, podendo aplicar uma parte em fundos de ações. E o "agressivo": este perfil sugere que o cliente está disposto a ter ganhos no médio e longo prazo. Seu perfil aceita investimentos em multimercados e ações de boa parte dos seus recursos.