Nenhum resultado encontrado.

Mercado Financeiro e Fintechs

PIX – O Novo Sistema de Pagamento Instantâneo do Brasil - Fazendo pagamentos e transferências por meio do PIX - Com quem fazer PIX

Conteúdo restrito para usuários do site.
Crie sua conta gratuitamente.
19/11/2020
Ivanice Floret
Principal

E para quem eu posso fazer o Pix? Com quem eu posso me relacionar? Muito simples. Você pode se relacionar com outra pessoa, que é o que a gente... Eu até vou colocar os terminhos aqui. Está no nosso material, mas só para ficar mais ilustrativo.

A gente pode fazer de pessoa para pessoa, no que a gente fala de Person to Person. Então, a Ivanice pode fazer um Pix, uma transferência para o Henrique, por exemplo. Então, Person to Person. Então, pessoas para pessoas.

Eu posso fazer também de pessoas para empresas, que a gente fala de Person to Business. Então, falando da M2M Saber, a nossa escola de negócios. Eu, Ivanice, posso fazer da minha conta para a empresa, Person to Business. Então eu posso fazer para empresas. Eu posso fazer também Pix envolvendo Business to Business. Ou seja, de pessoas jurídicas para outras pessoas jurídicas. Então, também aqui podemos fazer esse tipo de transação.

Posso fazer o Pix também de entidades para entidades governamentais, Business to Government, para o governo. Porque você vai poder, por exemplo, fazer o Pix, fazer pagamentos da sua conta do IPTU. Você vai poder fazer, justamente porque vai estar aqui vinculado com uma determinada conta transnacional de uma entidade governamental.

Então você vai poder aqui se relacionar justamente com diferentes entidades, diferentes pessoas. Para isso, você vai precisar da chave Pix ou do nosso querido aqui, do nosso amigo QR Code. Isso é muito legal, porque, como eu falei, se eu fizer transferência para outra pessoa, um Peer-to-peer... Então eu, Ivanice, quero fazer uma transferência para o Henrique. Então é muito mais simples. Pego ali a chave e faço a transferência. Então, muito legal, que é o que a gente já faz hoje.

Imagina que eu, Ivanice, quero fazer um Pix para uma determinada loja, também eu consigo fazer, porque eu preciso simplesmente do QR Code da loja, como eu falei, ou do número de celular. E aí faço a transação em uma loja, em um restaurante. Então vai ser muito mais rápido. Eu quero fazer o pagamento à vista, então vou lá e faço a transação.

Se eu for uma entidade, como eu falei, a M2M Saber. Se eu quiser fazer um pagamento para um fornecedor, ou então, de repente, um restaurante que precisa dos insumos. Ele contrata fornecedores para fornecer os insumos, a matéria-prima para o seu estabelecimento. Então, também eu vou poder fazer. Basta informar o QR Code ou o Pix.

Se eu quiser, o último exemplo, fazer transações com entidades governamentais, também consigo fazer. Ou seja, se quiser fazer o pagamento de uma determinada taxa, de um tributo, um IPTU, por exemplo, como eu falei. Então, eu vou poder aqui fazer diferentes transações com diferentes entidades. Pessoa física, pessoa física e pessoa jurídica, pessoa jurídica com pessoa jurídica, envolvendo entidade governamental.

Relacionados