Nenhum resultado encontrado.

Mercado Financeiro e Fintechs

PIX – O Novo Sistema de Pagamento Instantâneo do Brasil - Adesão ao PIX - Confirmação da transação efetivada

Conteúdo restrito para usuários do site.
Crie sua conta gratuitamente.
19/11/2020
Ivanice Floret
Principal

Uma vez feito o cadastramento do PIX, você fez o seu cadastramento, pessoas físicas e jurídicas também fizeram, agora é a hora de começar a fazer as respectivas transações. Vamos colocar em prática. Vamos supor que a gente quer fazer um PIX, uma transferência. A gente já falou sobre a questão do QR Code, que eu coloco aqui a câmera para escanear, se eu estiver em um estabelecimento, por exemplo, se tiver lá o QR Code é muito mais simples, muito mais prático. Agora vamos pensar que você está fazendo um PIX para uma pessoa física, por exemplo, ou mesmo para um estabelecimento que não tem ainda o QR Code. O que você vai fazer? Você vai entrar aqui no aplicativo, se a pessoa for da sua rede de contatos e tiver cadastrado o PIX com o celular, você pode dar um comando de voz ou fazer manualmente, apertar o botãozinho do seu aplicativo. Você tem que ver como está a sua instituição financeira ou de pagamento.

Vai ter o aplicativo do PIX, a função do PIX, você vai entrar, dar o comando de voz, por exemplo: vou fazer um PIX para o Henrique e o Henrique está na minha lista. Ele cadastrou como chave o celular, então eu vou poder falar: "PIX, Henrique", por exemplo. Automaticamente, já vai aparecer aqui o nome do Henrique, vai aparecer aqui os dados que ele cadastrou, o celular que ele cadastrou, a chave como celular. E aí eu vou colocar o valor. Fiz isso, apertei aqui para o PIX ser efetivado, vai aparecer a confirmação que eu, Ivanice, fiz um PIX para o Henrique.

O Henrique vai receber também um comprovante de que a Ivanice fez um PIX, uma transferência para ele, naquele determinado valor, por exemplo, R$ 100,00. Então, tanto eu tenho a confirmação, eu enquanto pagadora, quanto o Henrique, enquanto recebedor também tem ali a confirmação. Um outro exemplo: vamos supor que eu vou fazer um PIX para uma pessoa não está aqui na minha rede de contatos, e ela informou para mim o e-mail. O que eu vou fazer? Vou pegar o PIX dela, a chave, entro aqui no meu aplicativo na instituição financeira, coloco o e-mail, alguma coisa @ determinado domínio, coloco o valor e PIX, ou seja, não me interessou saber o banco que ela tem, em nenhum momento eu preciso digitar o banco.

Não preciso saber qual é a agência, se ela tem conta na Avenida XPTO, no bairro XPTO, não precisou de absolutamente nada a não ser a chave PIX, que nesse exemplo foi o e-mail. Eu vou receber a confirmação, a pessoa também recebe a confirmação do lado dela e assunto encerrado. Ou seja, muito mais prático, muito mais seguro, muito mais transparente do meu lado. O recurso já saiu da minha conta e, do lado do recebedor, o recurso já entrou na conta dele, ou seja, já conta com o recurso para fazer as suas respectivas transações, gestão de caixa... Enfim, ele já tem o recurso disponível na conta dele.

Relacionados