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PIX – O Novo Sistema de Pagamento Instantâneo do Brasil - Adesão ao PIX - Chaves de endereçamento

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19/11/2020
Ivanice Floret
Principal

Agora a gente vai falar das chaves de endereçamento, que eu já tinha falado um pouco nos vídeos anteriores, e finalmente a gente vai entender o que é essa chave de endereçamento. Então, é o seguinte. Imagina que hoje, ao fazer uma TED, ou um DOC, você precisa de toda a questão da compensação, você vai precisar de vários dados. Você vai precisar do número do banco, você vai precisar do número da agência, do número da conta corrente e o número do CPF. Por quê? Porque você está falando que você vai fazer uma transação onde a contraparte, que é a pessoa física, ou pessoa jurídica que você vai fazer a transferência, ela está em outro domicílio diferente do seu, um domicílio bancário. Então, fazendo aqui no nosso exemplo. A gente está falando que você tem uma conta transacional, lembra que eu tinha falado, na instituição A.

A outra pessoa, a empresa, ela tem uma outra contra transacional na instituição B. Então, para você fazer a transferência aqui, você vai precisar de vários dados. No PIX, essa pessoa aqui, física ou jurídica, ela simplesmente precisa te informar a chave, a chave de endereçamento. Do mesmo lado, se essa pessoa aqui for fazer um PIX para você, for fazer uma transação para você, uma transferência, você precisa informar a sua chave para ela. E o que é a chave, Ivanice? Nada mais é do que o seu endereço no seu domicílio bancário. Ou seja, você vai cadastrar ou o seu CPF, ou o seu número do celular, ou o seu e-mail, ou um código aleatório, que aí a instituição vai fazer um cadastro para você. Então, um código alfanumérico. Hashtag, arroba, 1, 2, 3, 4, 5. Um exemplo fictício. Então você vai ter essas possibilidades de fazer o cadastramento. Então, simplesmente, você vai pegar o seu celular.

Por exemplo, eu tenho conta na instituição A. A instituição A já tem o aplicativo, já tem a função no aplicativo. Eu simplesmente vou entrar, e ela vai perguntar para mim, assim: "O que você quer cadastrar? Você quer cadastrar o seu e-mail, você quer cadastrar o seu CPF? Você quer cadastrar o número do seu celular, ou você quer cadastrar uma outra chave aleatória?". Então eu vou fornecer o cadastro. A pessoa física pode fazer o cadastro de até cinco chaves. Pessoa física. A pessoa jurídica, o estabelecimento, pode fazer o cadastro de até 20 chaves. Isso quer dizer que eu, Ivanice, vou fazer um PIX para o estabelecimento B. O estabelecimento B, vamos supor que ele pode querer me passar um QR Code, eu fiz a transferência, mas pode ser que ele falou assim: "Ivanice, o meu PIX é o número do meu CNPJ", por exemplo. Então, simplesmente, eu vou pegar o CNPJ e PIX. Ou seja, fiz a transferência. Eu não precisei saber qual é a instituição financeira dele, ou FINTEC. Para mim, tanto faz. Não me interessa. Não é verdade? Não preciso saber se ele tem conta na instituição C, D. Eu sei que é diferente da minha. Pode ser que até seja na mesma instituição que a minha. Eu não preciso saber. Por quê? Porque isso aqui não vai fazer a menor diferença. Então, eu fiz a transferência, e PIX. Ele fez o cadastro de outra informação. Qual foi a informação? Vamos supor que foi o número do celular. Nao tem problema. Informa qual é o celular, entra no aplicativo, faço aqui, coloco, e PIX. Ou seja, muito tranquilo, muito simples.

Então, a pessoa jurídica pode fazer o cadastramento de até 20 chaves, e a pessoa física pode fazer o cadastramento de até cinco chaves. O que é importante aqui, Ivanice? É que você não pode cadastrar a mesma chave em instituições de pagamentos, instituições financeiras, diferentes. Vamos supor que eu tenho aqui a conta do estabelecimento A. Eu tenho uma conta do estabelecimento B. E eu, Ivanice, também tenho uma conta no estabelecimento C. O que eu posso cadastrar mesmo? Número do celular, CPF, e-mail ou código aleatório. Você falou assim: "Ah, você tem quatro". É, mas às vezes você tem mais de um celular, mais de um número, mais de uma conta de e-mail, não é verdade?

Então, você pode cadastrar, dentro de uma mesma instituição, pessoa física, cinco; pessoa jurídica, 20. O que acontece? Vamos supor que nessa instituição A, que é um banco, eu coloquei o meu e-mail. Nessa instituição, que é uma Fintec, instituição de pagamento, eu coloquei o meu CPF. Nessa instituição, C, que vamos supor que seja uma cooperativa, ou outra instituição financeira, eu coloquei o meu celular. O que vai acontecer? Quando alguém falar assim: "Ivanice, me passa a sua chave para eu poder fazer um pagamento, uma transferência para você". Eu vou falar assim: "Minha chave é xpto@m2msaber.com.br". O que vai acontecer? Automaticamente, quando a pessoa, física ou jurídica, fizer o PIX para mim, a transferência para mim, vai vir diretamente para a conta A, para o banco da conta A. Por quê? Porque nesse banco, eu cadastrei o meu e-mail. Aí, outra pessoa fala assim: "Ivanice, me fala sua chave PIX para eu poder fazer uma transferência para você". Aí eu dou o meu CPF para essa pessoa. "1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9". O que vai acontecer? O PIX vai ser creditado na conta da instituição B. E outra pessoa fala assim: "Ivanice, me passa sua chave PIX para transferência". Vou dar o meu celular. "999999999". O que vai acontecer? Vai vir para a conta da instituição C. E aí, vamos supor que também na instituição A, eu decidi colocar o código aleatório. Ou seja, aqui, eu também posso informar o código, só que a transação PIX vai vir aqui para essa instituição. Vamos supor ainda que eu tenha outro e-mail, outro domínio.

Então eu posso colocar outro e-mail aqui, por exemplo. E vamos supor que eu tenha mais de um número de celular. Posso colocar aqui também. Só que esse celular tem que ser diferente da instituição C. "Por que, Ivanice?". Vamos pegar um exemplo. Vamos supor que você mora em uma rua, uma determinada rua, e o número da sua casa é cinco. Só que, também na mesma rua, tem uma outra casa, diferente da sua, que também é o número cinco. Então tem duas casas número cinco na rua onde você mora. Aí chega o carteiro, ou determinada pessoa com uma encomenda, uma compra que você fez. Aí tem lá o nome da sua rua, o endereço completo, o endereço, e tem lá, "número cinco". Aonde o entregador vai entregar sua compra? Os Correios, por exemplo, onde eles vão entregar? Na casa número cinco, azul; ou na casa número cinco, amarela? Na casa número cinco, da direita; ou na casa número cinco, da esquerda? Ele não sabe, ele não vai saber. Então vai ficar perdido. Então, a mesma coisa aqui no cadastro do PIX. Se você coloca a mesma chave, na mesma instituição, a hora em que você for fazer a instituição, primeiro, a instituição vai ter de recusar, de imediato. Por exemplo, se eu faço o cadastro do meu e-mail na instituição A, e coloco o mesmo e-mail para a instituição B, a instituição B já tem que, na hora em que eu faço o cadastro, no celular, ela tem que recusar. Vai falar assim: "Você já tem o cadastro dessa chave em outra instituição". Aí, se você quiser fazer a portabilidade, você faz. Se você quiser tirar o e-mail da instuição A para a instituição B, aí você faz a portabilidade.

Mas, fora isso, você precisa informar, diferentes chaves em diferentes instituições, porque senão o PIX não vai ser efetivado. Na hora em que a pessoa for fazer o PIX para você, vai dar uma confusão. Primeiro que a instituição não vai aceitar porque já fez o cadastramento, e ainda que ela aceitasse, para aonde o recurso iria? Para a instituição A ou B? Teríamos uma questão de problema no momento do crédito. Então, você pode fazer diferentes chaves, em diferentes instituições. Lembrando que em cada uma dessas instiuições, você vai poder fazer até cinco chaves.

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