Nenhum resultado encontrado.

Mercado Financeiro e Fintechs

Principais Indicadores Econômicos

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Principais indicadores econômicos. Existem dezenas de indicadores econômicos, com diversas finalidades e diversos significados. Neste módulo, vamos falar dos principais indicadores econômicos e faremos uma tentativa de incluir esses indicadores em cinco categorias: nível de atividade, preços, balanço de pagamentos, juros e setor público.

Nível de atividade. Esses indicadores têm por função medir a produção, a renda, o desemprego e outras variáveis que evidenciam os resultados da política fiscal de determinado país ou região em um dado período. Esses resultados são utilizados como base para determinar o sucesso das políticas implementadas e, eventualmente, dar subsídio para redirecionamentos. Entre os índices de nível de atividade, podemos encontrar o Produto Interno Bruto, PIB, o Produto Nacional Bruto, PNB e os índices de desemprego.

Preços. Os índices de nível de preços, também chamados de índices de inflação, resultam principalmente da política monetária de um país ou região e evidenciam a deterioração, melhora ou manutenção do poder aquisitivo da moeda. Os cálculos são efetuadas como uma média de variação dos preços pesquisados para uma cesta de produtos, ponderada pelas quantidades produzidas, consumidas ou comercializadas dos bens, partindo de variáveis primárias obtidas nas pesquisas de orçamentos familiares ou até de matrizes de relações entre setores da economia. Existem diversos tipos de indicadores de inflação, como os índices gerais de preços no atacado, no varejo e na construção.

Balanço de pagamentos. Os indicadores que classificamos aqui como balanço de pagamentos, resultam principalmente da política cambial de um país ou região. E evidenciam o nível de exportações e importações, saldo da balança comercial, saldo em transações correntes e dívida externa, por exemplo.

Juros. Os índices de juros resultam das políticas monetária e fiscal de um país ou região. E, apesar de serem concebidos para criar liquidez aos títulos governamentais, como o seu risco de crédito normalmente é mais baixo que o risco do setor privado, e também devido à sua alta liquidez, essas taxas de juros acabam servindo como parâmetro inferior, piso, para os juros praticados em toda a economia.

Setor público. Os indicadores classificados nessa categoria podem decorrer das políticas monetária, fiscal e cambial de um país ou região. Podemos classificar aqui os painéis informações sobre a dívida pública, o Índice de Desenvolvimento Humano e a renda per capita, por exemplo.

Relacionados