Nenhum resultado encontrado.

Finanças Corporativas

Contabilidade para Advogados - Estrutura Conceitual - Apresentação do curso

01/11/2019
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

P1 [00:00:00] Por que um curso de contabilidade para advogados? Ora, a normatização contábil não é diferente. Se eu estivesse falando para um público de contadores, para um público de pessoas que trabalham na área de Finanças ou para os advogados os pronunciamentos, as interpretações, orientações e toda a normatização contábil seria exatamente a mesma, mas quando a gente restringe um público...

P1 [00:00:32] Por exemplo, se eu estivesse falando com contadores, eu falaria em como preparar um balanço, como preparar uma demonstração de resultados, uma demonstração de fluxos de caixa e eu prepararia esse contador pra fazer demonstrações financeiras, pra fazer notas explicativas, quadros, conforme normatização contábil vigente. Quando eu falo com advogados eu tenho que pensar em quais são as necessidades dos advogados. E mesmo a profissão dos advogados, ela já é complexa o suficiente. Então, dentro da área do direito, você tem diversas áreas. Coloquei aqui alguns "bullets" com alguns poucos exemplos; alguns poucos exemplos das áreas de atuação de advogados.

P1 [00:01:25] A gente tem advogados que atuam na área de Arbitragem, alguns que atuam com Fusões e Aquisições, outros com Operações Estruturadas, Project Finance. Tem advogados que são especializados em Recuperação de Rempresas e Falências, outros são especializados em Direito Societário ou, então, Direito Tributário e outros são especializados em contratos.

P1 [00:01:54] Cada um desses grupos também têm necessidades específicas, então talvez até fizesse sentido eu ter um curso ainda menor de Contabilidade para advogados que atuam na área Tributária, contabilidade para advogados que atuam na área de contratos, mas, não, esse curso vai falar de Contabilidade, então, muitas vezes, eu vou falar de Contabilidade de forma geral, né?

P1 [00:02:22] Estou falando da normatização contábil e em alguns vídeos a gente vai tratar de temas específicos: vamos falar de covenants, vamos falar de empresas em situação de falência ou situações similares, situações que levam ao caminho da falência ou da recuperação, mas vamos tentar atacar essas especificidades, essas necessidades especiais dos advogados. É para isso que serve esse curso.