Nenhum resultado encontrado.

Contabilidade

IAS 16 / CPC 27 - Ativo Imobilizado - Mensuração Subsequente

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
11/02/2020
Ivanice Floret
Principal

ORADOR 1 [00:00:00] Em termos de modelo de custo, a gente, via de regra, vai considerar o custo do ativo menos a depreciação e menos o valor recuperável. Se o ativo foi adquirido por R$1 mil... E vamos fazer de conta que não teve mais nenhum gasto (gasto atribuível, custo atribuível). Por exemplo, se tivesse frete, como a gente viu, eu posso estar considerando; se tivesse honorários, como a gente viu, também consideraria; se tivesse comissão, por exemplo, a gente faria abatimento; para a gente poder identificar o custo do ativo.

ORADOR 1 [00:00:47] Então, identificando o custo do ativo, eu vou, periodicamente, utilizando um dos métodos que a norma permite, fazer a depreciação. Custo menos depreciação e, também, menos o valor recuperável... Redução ao valor recuperável, né? Melhor a gente deixar mais adequado. Redução ao valor recuperável. Lembrando que o que a gente está comentando aqui está no nosso material. Redução ao valor recuperável. Ou seja: periodicamente, a entidade precisa verificar o valor recuperável desse ativo; o Impairment. Depois, se você quiser, dá uma pausa no nosso vídeo e, também, baixa o Pronunciamento Contábil 01, que vai falar exatamente sobre redução ao valor recuperável. A gente vai falar um pouquinho no nosso material também.

ORADOR 1 [00:01:59] Aí tem um modelo que a norma chama de modelo de reavaliação. Vou verificar o valor justo desse ativo. Vou considerar a depreciação (parecido, né?) e, também, a redução ao valor recuperável. Só que no nosso país, a nossa legislação não permite reavaliação. A gente está aqui apresentando no nosso treinamento, justamente, porque a norma apresenta esse item, esse ponto, relacionado ao valor de reavaliação, ao modelo de reavaliação. Só que a gente sabe que no nosso país não é permitido modelos de reavaliação.

ORADOR 1 [00:02:42] Ponto importante que a norma também apresenta é em relação à política contábil; em termos de divulgar os ativos imobilizados por agrupamento, por classe; se você tiver terreno; se você tiver máquinas; se você tiver imóveis. Então, você, lá no balanço patrimonial, apresenta por classe. A gente normalmente vê o grupo imobilizado, lá no ativo não circulante. E, na sequência, classe (máquinas, equipamentos, terrenos, imóveis); faz a divulgação por classe.