Nenhum resultado encontrado.

Contabilidade

DFC – Método indireto e método direto

DFC – Método indireto e método direto
10/03/2021
Alexandre Gonzales

A entidade deve apresentar a DFC utilizando o método direto ou então o método indireto. Caso a opção seja por apresentar a DFC pelo método direto, deve ser fornecida a conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais. Como esta conciliação é praticamente o bloco operacional da DFC pelo método indireto, a grande maioria das empresas opta por já preparar a DFC pelo método indireto.

Pelo método direto, são apresentados recebimentos e pagamentos brutos relacionados às três atividades presentes na elaboração da DFC.

Pelo indireto, as atividades operacionais são apresentadas fazendo-se a conciliação entre o lucro líquido e o caixa gerado pelas operações. Partindo-se do lucro líquido ou prejuízo, são feitos ajustes relacionados às variações ocorridas no decorrer do período nos estoques e contas operacionais a receber ou a pagar, a itens que não afetaram o caixa no período como por exemplo depreciação, provisões, tributos diferidos, ganhos e perdas cambiais não realizados financeiramente, resultado de equivalência patrimonial, e todos os outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento (ganho de capital por exemplo, de forma que não seja considerado duplamente, uma vez que está contido no valor da venda do imobilizado). Os fluxos de caixa decorrentes das transações de investimento e financiamento são apresentados pelos pagamentos e recebimentos brutos, assim como é feito no método direto.

A diferença entre os dois métodos está na apresentação das atividades operacionais.

Transações de investimento e financiamento que não envolvem caixa ou equivalente de caixa devem ser excluídas da DFC. Pode ser citada como exemplo a integralização de capital em bens destinados ao ativo imobilizado. O imobilizado foi aumentado, o patrimônio líquido também, mas nada transitou pelo caixa, não sendo assim objeto de apresentação pela DFC.


  Método direto Método indireto
Atividades operacionais Recebimentos e pagamentos brutos Partindo-se do lucro líquido são feitos ajustes relacionados a:
- transações que não envolvem caixa no período;
- variações ocorridas na conta de estoques e outras contas operacionais a receber ou a pagar;
- todos os outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento.
Atividades de investimento Recebimentos e pagamentos brutos Recebimentos e pagamentos brutos
Atividades de financiamento Recebimentos e pagamentos brutos Recebimentos e pagamentos brutos
 
Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
Relacionados