Nenhum resultado encontrado.

Contabilidade

IFRS 13 / CPC 46 - Técnicas de Avaliação

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/12/2019
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

P1 [00:00:00] Uma parte bastante importante da mensuração à valor justo são as técnicas de mensuração. Essas técnicas de mensuração podem ser muito simples. Elas podem ser, simplesmente, você pegar uma cotação de um ativo ou elas podem ser um pouco mais complexas envolvendo cálculos. E a norma contábil menciona três abordagens de mensuração do valor justo, essas três abordagens são bastante alinhadas com a literatura de valuation.

P1 [00:00:38] Primeira abordagem que a gente vai mensurar aqui é a abordagem de mercado. A segunda abordagem, a abordagem de rendas. E a terceira abordagem, abordagem de custo. Vamos falar primeiro da abordagem de mercado. Abordagem de mercado é quando nós utilizamos para mensuração do valor justo, preços observáveis ou outras informações relevantes, geradas por transações no mercado. Por exemplo, cotações. Então, nós estamos usando uma abordagem de mercado, por exemplo, quando vamos mensurar uma carteira de ações. Vamos supor que seja uma carteira de ações da Ambev. Temos uma carteira de ações da Ambev e nós usamos lá o preço, a cotação desta ação lá na bolsa, B3 para mensurar esta carteira de ações.

P1 [00:01:45] Nós também estamos fazendo uma abordagem de mercado quando utilizamos essas cotações para mensurar um derivativo relacionado a essas ações. Por exemplo, a gente pode estar usando alguma técnica de precificação desse derivativo, pode ser uma opção. Nós estamos usando como uma das entradas, uma das entradas para mensuração desse derivativo, é a cotação das ações. A segunda abordagem é a abordagem de fluxos de caixa. Abordagem de fluxos de caixa é aquela que a gente estima fluxos de caixa futuros. Ou a gente estima ou a gente pega fluxos de caixa contratuais, de um ativo ou de um passivo, e traz esses fluxos de caixa à valor presente.

P1 [00:02:44] Isso é bastante usado, por exemplo, na mensuração das propriedades para investimento dos shopping centers. Então, na mensuração do valor justo dos shopping centers, o que se faz? Você estima fluxos de caixa pelo período que este shopping tem de contratos aí com lojistas. Vamos supor que seja 10 anos. Então, você estima os fluxos de caixa de receita. Lógico, considerando alguma taxa de desocupação nesse período, então você vai estimar as rendas, você vai estimar os custos de operação. Vai trazer tudo isso à valor presente, por uma taxa que seja compatível com o risco deste negócio. É uma uma taxa de oportunidade, uma taxa de seja compatível com o risco desse negócio. Muitas vezes, é utilizado a taxa Wacc, Custo Médio Ponderado de Capital. Na prática é bastante usado, a norma contábil não menciona qual taxa deveria ser usada. Simplesmente diz, deve ser usado uma taxa de mercado, uma taxa compatível com o risco dessa transação.

P1 [00:04:22] Por último, falaremos da abordagem de custo. Em algumas situações, a abordagem de mercado não é possível, porque não existe um mercado secundário muito movimentado, muito ativo para aquilo que nós estamos mensurando. Em algumas situações, dificilmente a gente consegue montar um fluxo de caixa ou estimar um fluxo de caixa confiável. Então, partimos para uma abordagem de custo. Ou seja, um montante que seria requerido para um ativo igual ou similar ao ativo que nós estamos mensurando. Um ativo nas mesmas condições. Então, isso é um custo de reposição. Veja, o valor justo, ele é conceitualmente um valor de saída. O valor pelo qual um ativo poderia ser trocado ou um passivo transferido. Então, ele é um valor de saída.

ORADOR 1 [00:05:29] Mas, em algumas situações nós podemos usar a abordagem de custo, custo de reposição, que é um valor de entrada. Então, é uma situação mais de exceção, mas que na prática acontece. Algumas vezes estamos mensurando um terreno em uma região que não tem muitos terrenos similares sendo mensurados. Então, você pode utilizar uma abordagem de custo. Até em um outro terreno similar sendo vendido na região. Poderia utilizar esta informação aí como uma forma de mensurar o nosso terreno. Ou estamos mensurando o valor justo de uma máquina. E nós não temos o valor de venda desta máquina.

ORADOR 1 [00:06:30] Nós não temos um valor de mercado para esta máquina, nós não temos um fluxo de caixa confiável para esta máquina individualmente. Mas, nós temos o seguinte. Nós sabemos por quanto nosso compraríamos uma máquina como esta, uma máquina mais ou menos nas condições da máquina que nós precisamos mensurar. Então, esse seria um custo de reposição e nós poderíamos utilizá-lo para mensurar a nossa máquina. Esta é a abordagem de custo.