Nenhum resultado encontrado.

Contabilidade

Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Outros Relatórios.

Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL).

A DMPL tem por objetivo demonstrar as modificações ocorridas durante o exercício de todas as contas que compõe o grupo do patrimônio líquido. As contas que formam o Patrimônio Líquido (PL) podem sofrer alterações por inúmeros motivos, por exemplo:

Acréscimo pelo lucro ou redução pelo prejuízo líquido do exercício; Redução por distribuição de dividendos; Acréscimo por reavaliação de ativo imobilizado (atualmente a lei brasileira não permite esse tipo de movimentação); Acréscimo por subscrição e integralização de capital; Acréscimo por bônus de subscrição; Redução por ações próprias adquiridas o acréscimo por sua venda; Acréscimo ou redução por ajuste de exercícios anteriores.

Itens que não afetaram o total do PL:

Aumento de capital com utilização de lucros e reservas; Apropriações de lucro líquido do exercício reduzindo a conta Lucros Acumulados para a formação de reservas, como Reserva Legal, Reserva de Lucros a Realizar, Reserva para Contingência e outras; Reversões reservas patrimoniais para a conta de Prejuízos acumulados.

A DMPL abaixo mostra a movimentação do PL de uma entidade entre dois períodos hipotéticos.

Análise da DMPL. Da DMPL acima é possível verificar, na segunda coluna, que o capital da companhia passou de 20 mil para 30 mil, pois teve aumento de capital de 10 mil. Na segunda coluna, é possível ver que as reservas passaram de 4.100, para 3.500, uma vez que o valor de 600 foi utilizado para o aumento de capital. Na terceira coluna, é possível ver que os lucros acumulados passaram de 2.500 para 8.400, pois teve lucro de 14.700, e distribuiu dividendos de 8.800.

Importante, a Lei 11.648 eliminou a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, criando uma conta chamada Prejuízos Acumulados, e obrigando as empresas a criar contas de reservas no PL para dar destinação aos lucros acumulados.