Nenhum resultado encontrado.

Contabilidade

Notas Explicativas e Outros Relatórios

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/01/2017
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Notas explicativas e outros relatórios. A DVA. A Demonstração do Valor Adicionado, DVA, constitui um dos elementos componentes do balanço social e tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição durante determinado período.

O valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa de forma geral, medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros.

Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade, receitas financeiras de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc.

A DVA busca apresentar a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto. Essa demonstração apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período.

A distribuição da riqueza criada deve ser detalhada minimamente da seguinte forma: pessoal e encargos; impostos, taxas e contribuições; juros e aluguéis; juros sobre o capital próprio e dividendos; lucros retidos e prejuízos do exercício.

A DVA possui um modelo para empresas em geral comércio, indústria e prestadoras de serviços, e modelos específicos para instituições financeiras e seguradoras.

A divulgação da DVA passou a ser obrigatória para companhias abertas a partir da Lei 11.638/07. O pronunciamento técnico CPC 09 estabelece critérios para a elaboração e apresentação da DVA.A maior parte de seus dados são obtidos a partir da Demonstração do Resultado do Exercício, DRE.

Notas Explicativas e Quadros Suplementares. As demonstrações contábeis, também englobam notas explicativas, quadros suplementares e outras informações. Por exemplo, poderão conter informações adicionais que sejam relevantes às necessidades dos usuários sobre itens constantes do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.

Poderão incluir divulgações sobre os riscos e incertezas que afetem a entidade e quaisquer recursos e/ou obrigações para os quais não exista obrigatoriedade de serem reconhecidos no balanço patrimonial, tais como reservas minerais.

Informações sobre segmentos industriais ou geográficos e o efeito de mudanças de preços sobre a entidade podem também ser fornecidos sob a forma de informações suplementares.

Entre as notas explicativas encontramos algumas informações fundamentais para o entendimento das demonstrações contábeis.

Modelo de Negócio. Para entender de que forma uma entidade gera receitas, custos e, consequentemente, suas margens, é fundamental conhecer e compreender o negócio da companhia.

Práticas Contábeis. Conforme mencionado na primeira unidade deste curso, a contabilidade não é uma ciência exata, estando sujeita a interpretações. As práticas contábeis, portanto, devem informar ao usuário das demonstrações contábeis como a entidade interpreta e aplica as normas contábeis.

Notas explicativas do balanço e da DRE. Cada nota do balanço e da DRE geralmente está associada a uma nota ou quadro que explica o conteúdo daquele número.

Por exemplo, quando você lê as demonstrações do Itaú Unibanco Holding e percebe que há mais de R$5 bilhões no ativo imperdível, para interpretar a informação é importante saber que o ativo intangível do banco é formado por primeiro: valor de ágio pago na aquisição da sociedade; segundo: direitos na aquisição de folhas de pagamento e contratos de associações; e terceiro: softwares e carteiras de clientes.