Nenhum resultado encontrado.

Contabilidade

CPC 16 / IAS 2 - Contexto

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
17/08/2020
Ivanice Floret
Principal

Olá! Tudo bem? Eu sou a Ivanice, sou contadora, Mestre em Contabilidade com a atuação da instituição financeira nacional e internacional e também em instituição de pagamentos. Neste nosso curso, nós vamos falar sobreo CPC 16, que é a convergência da norma internacional IAS 02. Ou seja, nós vamos falar sobre estoques.

Você que é nosso aluno sabe que eu sempre faço um pedido. Dá uma pausa aqui no nosso vídeo, entra no site do CPC, www.cpc.org.br, e faz o download da norma. É importante, assim que você puder, fazer uma leitura para que você tenha uma boa compreensão do nosso curso, ok? Então dá uma pausa que eu te espero.

Muito bem, uma questão fundamental que a gente vai refletir aqui é o seguinte. Quando as entidades, as empresas de modo geral, adquirem estoques, independentemente se eles já estão prontos ou se eles estão em produção, a gente vai ver isso aqui na sequência, as entidades precisam determinar qual é o custo que vai ser reconhecido, qual é o valor que vai ser registrado nas suas demonstrações contábeis.

Isso é importante porque a entidade vai ficar com o ativo ali mantido por um determinado período de tempo, ainda que seja um dia, um mês. Ou mesmo, quem sabe, mais tempo, um ano se a gente for pensar, por exemplo, nas construtoras de imóveis.

A entidade precisa avaliar como vai ser esse reconhecimento e o que ela precisa levar em consideração para obter o custo desse respectivo ativo. Seja ele pronto, acabado, ou seja ele em produção, o estoque como um todo. Isso é super importante porque a norma CPC 16 vai trazer para a gente alguns procedimentos, algumas exigências que as entidades precisam levar em consideração, tudo bem?

Uma observação importante é que dentro da norma do CPC 16, alguns tipos de estoques vão ficar fora. Ou seja, tem outras normas específicas para alguns tipos de estoques. Como, por exemplo, estoques relacionados a instrumentos financeiros. A respectiva norma adequada para tratar este tipo de ativo é o CPC 48.

Outra modalidade de estoque que também fica fora do CPC 16 são os ativos biológicos. Os ativos biológicos das entidades que têm estoques a ativos biológicos devem seguir as premissas do CPC 29. Assim como os produtos agrícolas, também as empresas precisam adotar as premissas do CPC 29.

Uma outra informação importante que a gente precisa levar em consideração é que os estoques relacionados com produtos agrícolas, as entidades devem levar em consideração a prática de mercado. E obviamente, elas vão documentar, vão ter as suas políticas, os seus procedimentos documentados. Isso também é exigência, é determinação do CPC 16.

E os estoques mantidos por corretores de commodities vão ser tratados a valor justo, tudo bem? Então tem essas definições aqui que são importantes para a gente dar sequência ao nosso curso.