Nenhum resultado encontrado.

Contabilidade Bancária

Contabilidade de Instituições de Pagamento - Introdução - Introdução

Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
01/10/2019
Ivanice Floret
Principal

Olá, pessoal. Eu me chamo Ivanice Teles, sou contadora e professora de contabilidade. Atuo na área contábil há mais de 15 anos, em instituições financeiras e também instituições de pagamento. A proposta do nosso curso é apresentar o contexto geral da contabilidade em uma instituição de pagamento. Ao final deste nosso curso, nós teremos alguns exercícios e também uma recomendação de leitura com normativos do Banco Central, muito bacana para o aprendizado.

O que é uma instituição de pagamento? Instituição de pagamento é uma pessoa jurídica que viabiliza transações para os seus clientes assim como uma instituição financeira, um banco, por exemplo. A diferença principal é que uma instituição de pagamento não possibilita a concessão de crédito. Não é possível, por exemplo, realizar empréstimos e financiamentos. Por meio de uma instituição de pagamento, o cliente vai ter um instrumento de pagamento que seria um cartão, por exemplo, ou mesmo o seu celular.

Com esses instrumentos, o cliente pode estar realizando saques, pode realizar transferências inclusive para outras instituições de pagamento ou mesmo instituições financeiras, pode realizar o pagamento de contas, enfim. Ele pode realizar vários tipos de transações semelhantes a uma instituição financeira ou um banco, como falei no início.

Nós vamos aprender como funciona a contabilidade de algumas transações simples dentro de uma instituição financeira que segue princípios contábeis geralmente aceitos no Brasil. E para aquela instituições que seguem normativos do Banco Central, ou seja, aquelas que são autorizadas a funcionar pelo Banco Central, a gente vai seguir um contexto do plano de contas do Banco Central, que é o COSIF, um plano de contas definido pelo Banco Central para que essas instituições financeiras, ao final dos períodos determinados pelo Banco Central, submetam as suas demonstrações ao regulador.

De qualquer forma, esse nosso curso vai abranger um contexto geral da contabilidade, independentemente se a instituição de pagamento é ou não autorizada a funcionar pelo Banco Central. A diferença básica é que aquela instituição que deve seguir as normas do Banco Central, elas seguem o COSIF, o plano de contas do Banco Central e seus normativos. Aquelas instituições que não são autorizadas a funcionar pelo Banco Central, não têm a necessidade de seguir o COSIF, o plano de contas definido pelo Banco Central.