Nenhum resultado encontrado.

Contabilidade Bancária

O que é o Exposure at default - EAD?

O que é o Exposure at default - EAD?
17/08/2020
Wesley Carvalho
Expert
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Na literatura sobre riscos, e particularmente quando falamos sobre gestão ou modelagem de risco de crédito, o termo “exposure at default” (EAD) se refere ao valor total que pode ser perdido no momento em que um tomador se torna inadimplente, ou seja, é o valor exposto ao risco, e que pode ser perdido quando da ocorrência de um evento de default.

A modelagem do EAD normalmente abrange os saldos de ativos financeiros, como empréstimos concedidos, contas a receber de clientes ou aplicações financeiras, e também alguns recursos colocados à disposição de um cliente, mesmo quando ainda não houve um saque ou outra forma de entrega de recursos. Entre os possíveis exemplos, podemos lembrar dos limites de créditos concedidos por instituições financeiras ou outras entidades, tais como:

  • Cheque especial
  • Conta garantida
  • Cartão de crédito

Além dos limites de crédito, não podemos esquecer das garantias concedidas, como cartas de fiança ou letters of credit emitidas para garantir transações de clientes de uma instituição financeira.

O EAD é o terceiro parâmetro-chave na decomposição das perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa (PECLD). Sua estimativa precisa é mais importante para produtos como empréstimos rotativos e linhas de crédito, em que a exposição sacada no momento da inadimplência pode diferir significativamente da exposição real no balanço (Witzany, 2017).

Portanto, uma abordagem popular incorporada nos modelos contábeis de PECLD sob os normativos do IFRS 9 / CPC 48, baseia-se na noção do fator de conversão a crédito (CCF).

O fator de conversão a crédito (CCF) representa uma estimativa percentual de utilização histórica de um crédito ainda não utilizado, para determinada operação.

Portanto, se conhecemos o CCF, podemos mensurar o EAD da seguinte forma:

EAD = Exposição em ativos + Fator de conversão a crédito (CCF) × Limite não utilizado

Onde:
Exposição em ativos: É a soma do saldo contábil das operações em determinada data base de avaliação.
Fator de conversão a crédito (CCF): O fator de conversão de crédito (CCF) é a probabilidade de ocorrer um saque em um determinado intervalo de tempo.
Limite não utilizado: É o saldo não utilizado, disponível, de determinada operação financeira.

É importante ressaltar que, caso a operação avaliada não possua limites de crédito disponíveis, pode ser desprezado na equação o CCF, portanto, o EAD representaria somente o saldo contábil das operações em uma data base específica.

Referências
Witzany, J. (2017). Credit Risk Management: Pricing, Measurement, and Modeling. Springer International Publishing.

 
Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC