Nenhum resultado encontrado.

Você sabe o que é uma Fintech?

Você sabe o que é uma Fintech?
07/02/2020
Paulo Azevedo

As Fintechs, como o nome sugere, são empresas financeiras-tecnológicas. A ideia central desse tipo de negócio é prestar um novo serviço ou otimizar algum serviço financeiro já existente no mercado utilizando tecnologia.

Existem alguns motivos para a existência de espaço no mercado para esse tipo de empresa. Os principais são as facilidades e acesso que a tecnologia permite e o menor custo operacional dessas empresas se comparadas com os grandes bancos. A facilidade de acesso possibilita às Fintechs encontrarem seus clientes sem lojas físicas, fazendo o contato por Apps de celular ou por sites. Já o menor custo operacional possibilita às Fintechs praticarem preços mais interessantes aos clientes, o que também é um atrativo.

Enquanto os grandes bancos oferecem diversos tipos de produtos e serviços para seus clientes, as Fintechs geralmente oferecem um só tipo de produto ou serviço, sem induzir os clientes a utilizar outros serviços prestados pela mesma empresa, o que dá a sensação de mais liberdade por parte dos clientes.

Os serviços prestados são os mais diversos: meios de pagamento para lojas físicas, gateway (meios de pagamento em sites), empréstimos com a própria instituição, empréstimos peer-to-peer (um cliente da Fintech emprestando dinheiro para outro), financiamento de veículos ou imóveis, seguros, câmbio, investimentos, organização das finanças pessoais e muitos outros.

Os grandes bancos no Brasil já perceberam a importância das Fintechs e claramente estão se preparando para a concorrência por diversos caminhos: modernizando seus produtos e serviços, desenvolvendo suas próprias Fintechs ou adquirindo startups.

 
Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC
Relacionados