Nenhum resultado encontrado.

Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho de Contabilidade

Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho de Contabilidade
21/10/2019
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Em meados de 2015, encontrei um colega, Emerson Ferreira, em um bate-papo/ almoço informal. Almoçamos em uma esquina da Rua Rosa e Silva, onde também fica o CRC SP, e o Emerson, que na época era sócio da Deloitte, me falou sobre o Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, algo como uma evolução da Resolução CFC Nº 945/02, que desde 2003 já exigia que os auditores independentes cumprissem um mínimo de horas de treinamento técnico a cada ano. A novidade era que a obrigatoriedade caberia a um número bem maior de contadores. De forma similar aos Estados Unidos, onde os contadores precisam comprovar participação em 120 horas de capacitação no período de 3 anos, por aqui, os contadores seriam obrigados a cumprir 40 horas anuais de atividades de educação continuada.

Quase imediatamente, a M2M SABER, que já tinha atuação destacada nas áreas de contabilidade e finanças, começou a dedicar mais tempo aos colegas contadores, diversificando a gama de temas para que esses profissionais tivessem mais opções a cada ano.

Percebemos que muitos clientes que já contratavam nossos cursos presenciais passaram a faze-lo de forma mais organizada, pois agora tinham uma obrigação legal. As entidades com menos tempo ou orçamento disponível para cursos presenciais passaram a, cada vez mais, pedir novos cursos online. Na data em que escrevo esse texto, tínhamos pouco mais de 30 opções de cursos à distância.

A cada projeto, recebemos feedbacks dos nossos clientes, e fomos implementando novos recursos, não só novos temas, mas funcionalidades e serviços para ajudar na organização dos nossos clientes, que devem reportar suas atividades ao CRC ao qual é filiado. Você já realizou algum curso online na M2M SABER? Verifique agora pelo seu registro quais cursos com pontuação no CRC você já realizou.

Há cerca de duas semanas, recebemos no estúdio de gravação da M2M SABER o simpático Sr. Eriovaldo, do CRC SP. Ele perguntou sobre controles relativos aos nossos cursos, listas de presença, logs de sistemas, testes realizados pelos participantes, registros dos instrutores, informações sobre os cursos que oferecíamos e outras coisas. A visita me mostrou que estamos no caminho certo: entendemos que o Conselho de Contabilidade está levando a sério essa iniciativa de capacitação, e que em breve as empresas que oferecerem soluções fáceis (leia “não éticas”) serão identificadas, e concorreremos somente com aqueles que oferecem produtos e serviços com conteúdo técnico de alto nível e dentro de preceitos éticos.

Estamos acompanhando cada atualização da NBC PG 12 (R1, R2, R3, ...) e apoiando o CFC no seu objetivo de “atualizar e aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais da contabilidade que atuam no mercado de trabalho como auditores independentes, responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis ou que exerçam funções de gerência/chefia na área contábil das empresas reguladas e/ou supervisionadas pela pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB), pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) ou consideradas de grande porte nos termos da Lei n.º 11.638/07, e também pelas entidades sem finalidade de lucros que se enquadrarem nos limites monetários da citada lei”.

Para você, contador ético e que aproveita a obrigação do CFC como uma oportunidade de aprendizagem, a M2M SABER oferece cursos online padronizados e cursos presenciais customizados, sempre em dia com as obrigações do Conselho de Contabilidade e legislações aplicáveis. Para que a nossa profissão continue evoluindo e ganhando espaço nas mesas de decisão.

 
Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC