Nenhum resultado encontrado.

Alocação dos ativos financeiros em estágios para fins de mensuração da PECLD

Alocação dos ativos financeiros em estágios para fins de mensuração da PECLD
05/08/2022
Jéssica Ramos de Camargo
Expert
Wesley Carvalho
Expert

Conforme a Resolução CMN 4.966, as empresas que utilizam a abordagem completa para Perdas Esperadas Associadas ao Risco de Crédito, devem classificar seus ativos financeiros em estágios. Os estágios são definidos da seguinte forma:

Estágio 1: É classificado nesta categoria, todo novo ativo financeiro, exceto ativo financeiro caracterizado como ativo com problema de recuperação de crédito, a exemplos de empresas em recuperação judicial. E ativos financeiros cujo risco de crédito não tenha aumentado significativamente após o reconhecimento inicial. Caso o risco de crédito não tenha aumentado desde o reconhecimento inicial, o ativo deve ficar a vida inteira classificado no estágio 1.

A Probabilidade de Default para os ativos financeiros classificados no primeiro estágio deve ser calculada para 12 meses. Caso o contrato seja menor que 12 meses, é calculado pelo prazo esperado ou máximo do instrumento (PDLT ou PD Life Time). Também é permitido que a instituição utilize a PD Life Time para todos os ativos do primeiro estágio, desde que sua aplicação seja utilizada para todos os ativos financeiros de mesma natureza.

Estágio 2: Ativos financeiros que apresentaram aumento significativo de risco em relação ao risco identificado na alocação inicial no primeiro estágio.

A Probabilidade de Default para os ativos financeiros classificados no segundo estágio deve ser calculada durante o prazo esperado do instrumento (PDLT ou PD Life Time), independentemente de seu tempo de contrato.

Caso o ativo apresente fatos relevantes devidamente comprovados que indique a redução do risco de crédito, o ativo deve ser realocado no primeiro estágio.

Estágio 3: Ativos problemáticos, ou seja, ativos com atrasos maiores que 90 dias, ou ativo que possua indicativo de que a obrigação não será honrada sem que seja necessário a recorrer a garantias, por exemplo: Compra de carteira podre.

Quando um ativo for alocado no terceiro estágio, todos os outros ativos da mesma contraparte devem ser alocados no terceiro estágio.

A Probabilidade de Default para os ativos financeiros classificados no terceiro estágio deve ser igual a 1 (100%).

Caso o ativo financeiro deixe de ser caracterizado como ativo com problema de recuperação de crédito, e seu risco seja reduzido ao nível do reconhecimento inicial, o ativo deve ser realocado para o primeiro estágio.

 
Tenha acesso ilimitado

Acesso a cursos, guias, artigos e vídeos. Sem pontuação CRC.

R$100

/mês

Começar Também preciso de pontos CRC