Abrir Menu

CPC 48 (IFRS 9) em audiência pública


CPC 48 (IFRS 9) em audiência pública
M2M Escola de Negócios
M2M Escola de Negócios

29/06/2016

No dia 9 de junho de 2016, entrou em audiência pública o novo pronunciamento técnico que trata da contabilização de instrumentos financeiros, o CPC 48, correlacionado à norma internacional IFRS 9. Em outras seções do nosso blog, já falamos sobre as principais novidades dessa norma. Desta vez, gostaríamos de convidar a todos os colegas para uma primeira leitura do CPC 48 e para enviar seus comentários ao CPC, à CVM e ao CFC, o que pode ser feito até o dia 8 de setembro de 2016.

Se você quer ter mais intimidade com esse assunto, o caminho mais curto é através do curso à distância (EAD) sobre IFRS 9 que a M2M preparou. Assista ao trailer do curso abaixo e inscreva-se o quanto antes. Se você prefere os cursos presenciais, nós também temos excelentes opções. Seja qual for a sua opção, os cursos da M2M já foram homologados pelo Conselho Federal de Contabilidade e contam pontos no programa de educação continuada do CRC.

Acesse a página da audiência pública do CPC 48 no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Acreditamos que pouquíssima coisa seja alterada após a audiência pública. Como adotamos pronunciamentos internacionais de contabilidade, nenhuma norma brasileira pode criar diferenças em relação às normas internacionais. Se isso acontecesse, deixaríamos de ter um idioma único, e em vez disso, teríamos um dialeto derivado das IFRS. Na prática, as alterações acatadas pelo CPC normalmente se referem a erros de tradução ou à escolha de termos mais apropriados às entidades que atuam no mercado brasileiro.

https://www.youtube.com/watch?v=OflvpdYtunE