Nenhum resultado encontrado.

Certificação em IFRS

Certificação em IFRS
26/09/2015
Eric Barreto
Partner e Prof. do Insper

Existem diversos programas de certificação em contabilidade internacional (IFRS), sendo que os mais acreditados do mundo são CERTIFR (CERTIFICATE IN INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING), DIPIFR (DIPLOMA IN INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING) e ICAEW. O ACCA é responsável pelo CERTIFR, que é o que chamamos de certificação do ACCA, uma prova online realizada em qualquer momento do ano, e também pelo DIPIFR, uma prova presencial que no Brasil só pode ser realizada no consulado britânico, em 2 datas do ano.

ACCA é a sigla de Association of Chartered Certified Accountants e ICAEW é a sigla de Institute of Chartered Accountants of England and Wales.

O CERTIFR é uma prova de 25 questões com duração de 1 hora, e tem o mesmo nível de dificuldade do ICAEW. Nesses dois casos, as provas são de múltipla escolha, e podem ser realizadas pela internet, com opção de realização em língua portuguesa. Se você é fluente em inglês, prefira as versões originais da prova, pois algumas traduções são bem esquisitas...

Para obter o CERTIFR, não se exige nenhuma qualificação específica, como graduação ou certificação por outra entidade. Esse teste certifica que um profissional ou estudante possui conhecimentos intermediários das normas internacionais de contabilidade (IFRS).

Existem cursos no mercado brasileiro direcionados para essas certificações, porém, cuidado: se você não tem tanta familiaridade com detalhes das normas internacionais de contabilidade (IFRS), as cargas horárias normalmente sugeridas, entre 40 e 56 horas, não serão suficientes. Para prestar a prova do CERTIFR, recomendamos pelo menos 120 horas de estudo, exceto se o profissional já tiver boa familiaridade com as IFRS, situação em que pode arriscar uma das três tentativas que tem e verificar se já passa de primeira. Para a prova do ICAEW recomendamos a mesma carga de estudo.

O DIPIFR é uma prova dissertativa, com 4 ou 5 questões, e é realizada em inglês. Normalmente, o DIPIFR é realizado por profissionais com grande experiência, por isso, é recomendável que primeiro obtenha o CERTIFR.

Para fazer a prova do DIPIFR, exige-se:

  1. graduação na área + dois anos de experiência; ou
  2. possuir três anos de experiência na área; ou (iii) ser associado ao ACCA; ou (iv) possuir o CertIFR + dois anos de experiência na área.

O conteúdo das provas é o mesmo do CERTIFR, porém, como o DIPIFR é uma prova escrita (e em inglês), o nível de dificuldade e, consequentemente, as horas de estudo, são bem maiores.

O DIPIFR deve exigir uma dedicação de estudo diária, coisa de 4 horas, em média, durante pelo menos 6 meses, e isso vale também para os profissionais mais experientes. Esses estudos devem tomar cerca de 360 horas!

Para aplicar para o Exame CERTIFR, do ACCA, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Entrar no site.
  2. Clicar em “For the assessment only”.
  3. Clicar no item “For the assessment only”.
  4. Preencher um formulário igual ao da figura abaixo.
  5. Pagar o valor da inscrição, de 130 Libras, o que pode ser feito via cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Amex).
  6. Depois de realizada a inscrição, o participante tem três chances de realizar o teste, desde que as tentativas ocorram dentro do período de três meses. Se esse tempo expirar ou se o participante não conseguir mais do que 50% de acertos nas três tentativas, ele pode pagar uma nova inscrição e obter mais três chances de se certificar.
Inscrição

O DIPIFR é realizado simultaneamente em várias partes do mundo, então, a prova acontece duas vezes por ano, em julho e em dezembro. O preço para a realização do exame é de 211 Libras, e pode ser feito por cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Amex).

As inscrições podem ser feitas pelo site. É preciso inscrever-se com antecedência, pois os documentos e formulários exigidos devem ser enviados com dois meses de antecedência.